Xiaomi: Bateria promete 1200 km de autonomia

A Xiaomi divulgou uma nova patente de baterias para carros elétricos, sinalizando sua entrada na competição por baterias em estado sólido. A patente descreve uma estrutura de eletrodos em camadas que visa melhorar a condutividade iônica e a densidade de energia.
Detalhes da Patente
A estrutura patenteada pela Xiaomi inclui materiais ativos, agentes condutores e um eletrólito sólido composto de polímeros e sais metálicos. A inovação reside na penetração do eletrólito na camada do eletrodo, encurtando os caminhos de transporte dos íons e, consequentemente, aprimorando o desempenho da bateria. A Xiaomi afirma que esta tecnologia pode coexistir com as baterias de lítio amplamente utilizadas atualmente.
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Autonomia Potencial
De acordo com a Car News China (CNC), o protótipo da Xiaomi com design Cell-to-Body alcançaria uma eficiência de volume de 77,8%. Em termos práticos, essa bateria poderia proporcionar uma autonomia superior a 1200 quilômetros, em condições CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle). Além disso, seria possível obter 800 quilômetros de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento.
Concorrência no Mercado de Baterias Sólidas
A Xiaomi não é a única empresa investindo em baterias de estado sólido. Outras grandes marcas como CATL, Toyota, BMW, SAIC e BYD também estão explorando essa tecnologia. A BMW já iniciou testes com suas baterias de estado sólido em um protótipo do i7, e a Toyota planeja lançar seus primeiros veículos com baterias de estado sólido em 2027 ou 2028.
Desafios das Baterias de Estado Sólido
As baterias de estado sólido prometem maior densidade energética e, consequentemente, maior autonomia para veículos elétricos. No entanto, desafios como a condutividade iônica limitada e a formação de dendritos de lítio ainda precisam ser superados para a implementação em larga escala desta tecnologia.
Xiaomi SU7 Ultra
A Xiaomi também lançou o SU7, um sedan elétrico que se destaca pela sua bateria com autonomia de 1200km, velocidade máxima de 265km/h e aceleração de 0 a 100 em 2,78 segundos. O SU7 Ultra quebrou recorde de tempo em Nürburgring.