Galaxy Ring controlará óculos inteligentes da Samsung

O Galaxy Ring, o anel inteligente da Samsung lançado em setembro de 2024, poderá em breve controlar os futuros óculos inteligentes da empresa. A Samsung está trabalhando para que o dispositivo funcione como um controle para seus óculos inteligentes com Android XR.
Controle por gestos
De acordo com o insider AssembleDebug, o acessório da fabricante coreana servirá para controlar o headset da empresa no futuro. A descoberta veio através da análise do código da versão mais recente do aplicativo Galaxy Ring Manager, no qual havia a seguinte linha: “Ring gesture for glasses”.
Atualmente, o Galaxy Ring já conta com suporte a gestos que servem para tirar fotos ou silenciar alarmes, como complementos para as funcionalidades principais de monitorar a saúde e o bem-estar do usuário. A extensão desses controles para o Galaxy XR permitiria que os usuários navegassem pelos menus ou confirmassem seleções usando gestos como uma pinça dupla.
Veja também:
Galaxy XR
A Samsung oficializou o Galaxy XR no final de outubro de 2025 como o novo headset de realidade mista da marca. Ele se destaca por trazer telas micro-OLED com resolução de 3553 x 3840 pixels e suporte a taxas de atualização de 72 Hz por padrão. O dispositivo foi lançado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, pelo preço sugerido de US$ 1.799. Até o momento, não há confirmação de que ele ficará disponível no mercado brasileiro.
Outros óculos inteligentes da Samsung
A Samsung também pode lançar um óculos de inteligência artificial mais simples para o mercado em 2026. O novo modelo teria um design similar ao Ray-Ban Meta, munido de microfone, alto-falantes e câmera. A empresa sul-coreana estaria buscando consolidar sua marca em mais um nicho, acreditando que o mercado de óculos de IA sucederá os smartphones como a próxima fronteira no mundo dos gadgets eletrônicos de consumo.
A Samsung planeja, inicialmente, fabricar 500 mil unidades dos novos óculos, com lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2025. O dispositivo integraria funcionalidades avançadas do assistente de IA Gemini, capaz de executar tarefas como pagamentos e reconhecimento de códigos QR, gestos e rostos. Além disso, espera-se que os óculos apresentem várias aplicações voltadas à acessibilidade e tradução de textos ou conversas em tempo real.
Galaxy Ring
O Galaxy Ring já está disponível para compra no Brasil, com preço sugerido de R$ 3.499. O anel inteligente combina moda e tecnologia, proporcionando uma forma discreta e elegante de monitorar saúde e atividades físicas. O Galaxy Ring deve ser utilizado no dedo indicador e, apesar de não ter interações visuais, como vibrações, ele conta com sensores que monitoram diversas métricas de saúde, como temperatura corporal, batimentos cardíacos e qualidade do sono. Para acessar os dados coletados, é necessário sincronizar o anel com o aplicativo Galaxy Wear no smartphone.
