HyperOS 3.0: Xiaomi Se Inspira no iOS para Nova Interface

A Xiaomi está se preparando para lançar o HyperOS 3.0, a nova versão de seu sistema operacional, com fortes inspirações no iOS da Apple. A interface da gigante chinesa parece buscar uma estética minimalista e polida, presente nos iPhones, desde os ícones redesenhados até as mudanças na tela inicial.
Design e Interface Inspirados no iOS
Vazamentos recentes indicam uma forte semelhança visual com o iOS, sistema presente nos iPhones. A empresa parece se inspirar na estética minimalista e polida dos dispositivos da Maçã, desde os ícones redesenhados até as mudanças na tela inicial.
Ícones Redesenhados
Imagens vazadas da nova interface sugerem que a Xiaomi investiu em ícones de aplicativos com forte apelo visual, aproximando-se da linguagem gráfica do iOS. Os ícones de Mensagens e Telefone, por exemplo, são similares aos do iOS 18. Outros elementos, como o ícone da Câmera, seguem o mesmo estilo visual: cores mais saturadas, sombreamentos suaves e efeitos de profundidade que tornam a aparência mais limpa e elegante.
Tela Inicial Minimalista
Outra mudança observada no HyperOS 3 é a remoção da barra de buscas da tela inicial, adotando uma solução visual similar à do iOS, com bordas suaves, efeitos de luz e uma aparência que remete ao recurso Liquid Glass, do iOS 26. A ausência da barra fixa permite que os usuários aproveitem melhor a tela, com mais espaço para widgets e atalhos personalizados.
Ícone de Bateria
Um dos detalhes mais comentados é o novo ícone de bateria, que agora exibe a porcentagem de forma integrada dentro do próprio símbolo, como nos iPhones. Isso facilita a leitura rápida do nível de carga e reforça a semelhança com o ecossistema da Apple.
Veja também:
Novidades e Melhorias do HyperOS 3.0
O HyperOS 3 chega como a maior atualização do sistema desde o fim da MIUI, e traz como principais novidades o desempenho aprimorado, o que inclui a inicialização de apps mais rápida, multitarefa mais eficiente e menor consumo de recursos. Além disso, o novo sistema promete uma interface redesenhada com novo visual inspirado no Android 16, com elementos mais limpos, animações suaves e navegação mais intuitiva.
- Desempenho Aprimorado: Inicialização de aplicativos mais rápida, multitarefa mais eficiente e menor consumo de recursos.
- Interface Redesenhada: Novo visual inspirado no Android 16, com elementos mais limpos e animações suaves.
- Recursos de IA: Funções de inteligência artificial mais avançadas.
Menu de Aplicativos Recentes no Estilo iOS
Uma nova versão vazada do aplicativo da tela inicial do sistema traz referências diretas ao sistema da Apple. A evidência foi encontrada em linhas de código do aplicativo Tela Inicial do HyperOS 3.0 pelo usuário “Don’t know porridge” do Weibo. Nelas é mencionado “IOS_SCHEME” ao se referir a algumas animações e layouts.
O HyperOS 3.0 pode trazer um menu de aplicativos recentes no estilo iOS para os usuários de smartphones. A principal finalidade desse recurso é permitir que os usuários alternem rapidamente entre aplicativos e serviços sem precisar fechar suas operações ativas ou atuais.
O novo módulo Magisk altera também os ícones dos aplicativos Xiaomi, sendo que os cantos arredondados no design plano é também uma clara inspiração no iOS da Apple.
Lista de Dispositivos Compatíveis
A atualização deverá ser distribuída para diversos dispositivos da Xiaomi, Redmi e POCO, abrangendo desde modelos de entrada até os mais avançados. Confira alguns dos dispositivos que receberão a atualização:
- Xiaomi: Xiaomi 15, 15 Pro, 15 Ultra, Xiaomi 14, 14 Pro, 14 Ultra, 14T, 14T Pro, Xiaomi 13, 13 Pro, 13 Lite, 13 Ultra, 13T Pro, Xiaomi 12, 12 Pro, 12X, 12T, 12T Pro, 12 Lite.
- Redmi: Série Redmi Note 12 completa (incluindo versões Pro e Pro+), Série Redmi K50 (exceto o K50 Ultra).
- POCO: POCO F5, F5 Pro, F6, F6 Pro, F7, F7 Pro, F7 Ultra, POCO X6 5G, X6 Pro 5G, X7, X7 Pro, POCO M6 Pro 4G, M6 4G, M6 5G, M7 Pro 5G, M8, POCO C65, C75, C75 5G, C85.
- Tablets: Xiaomi Pad 6 Pro, 6S Pro, 7, 7 Pro, 7S Pro, 7 Ultra, Pad Mini, Redmi Pad SE, SE 8.7, Pad Pro, Pad Pro 5G.
Lançamento e Expectativas
A expectativa é que a Xiaomi comece a liberar o HyperOS 3.0 baseado no Android 16 em setembro. O HyperOS 3 tem lançamento previsto para outubro de 2025 e será compatível com o Android 15 e Android 16.
A decisão da Xiaomi de se inspirar no iOS para o design do HyperOS 3 gerou diversas reações na comunidade tecnológica. Alguns usuários elogiaram a mudança, afirmando que o iOS possui um design atraente e funcional. Outros criticaram a falta de originalidade da Xiaomi, acusando a empresa de copiar a Apple.
O HyperOS 2 recebeu sua última grande atualização de recursos, marcando o fim de uma etapa importante para o ecossistema da Xiaomi. Essa atualização final do HyperOS 2 chega com diversas novidades para os smartphones da Xiaomi, sendo um ponto positivo, principalmente, para os celulares que não receberão o HyperOS 3.