Xiaomi: 31 celulares não receberão Android 16

A Xiaomi está se preparando para lançar o Android 16 em seus dispositivos mais recentes, mas 31 modelos das marcas Xiaomi, Redmi e POCO não receberão a atualização. A empresa chinesa encerrou o ciclo de atualização para esses smartphones, que não receberão novos recursos e melhorias do sistema, mas continuarão recebendo atualizações de segurança.
Modelos que não receberão o Android 16
A decisão da Xiaomi segue sua política de atualizações, que oferece suporte de dois a três anos para atualizações do sistema operacional. Como muitos desses modelos foram lançados em 2022 ou 2023, o Android 15 será a última grande atualização que receberão.
Celulares Xiaomi
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12S Ultra
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12T Pro
- Xiaomi Civi 3
- Xiaomi MIX Fold 2
Celulares POCO
- POCO C65
- POCO F5 5G
- POCO F5 Pro
- POCO M6 Pro
- POCO X6 Neo
Celulares Redmi
- Redmi 12
- Redmi 12 5G
- Redmi 13C
- Redmi 13C 5G
- Redmi 13R
- Redmi K50 Ultra
- Redmi K60
- Redmi Note 12 4G
- Redmi Note 12 NFC 4G
- Redmi Note 12R
- Redmi Note 12S
- Redmi Note 12T Pro
- Redmi Note 12 Turbo
- Redmi Note 13 4G
- Redmi Note 13 4G NFC
- Redmi Note 13 5G
- Redmi Note 13R Pro
Veja também:
O que esperar do Android 16
Espera-se que o Android 16 traga melhorias de desempenho e segurança, mesmo que os recursos mais avançados fiquem restritos aos aparelhos mais novos. A Xiaomi iniciou a implantação global de seu sistema operacional estável HyperOS 2.3, baseado no Android 16. O Xiaomi 15 é o primeiro modelo a receber esta atualização, que promete melhorias significativas no desempenho do sistema e na fluidez da animação.
A atualização do Android 16 seguirá uma abordagem faseada, com outros modelos elegíveis programados para receber a atualização do HyperOS 2.3 nas próximas semanas. Essa estratégia permite que a Xiaomi monitore a implantação em busca de problemas potenciais e garanta a estabilidade ideal do sistema e a compatibilidade em diferentes regiões e configurações de dispositivos antes de uma versão mais ampla.
HyperOS 2.3
O HyperOS 2.3 introduz várias otimizações importantes projetadas para refinar a experiência do usuário. Os usuários podem esperar melhor capacidade de resposta da animação, animações e transições do sistema projetadas para serem mais suaves e fluidas, e melhor integração com aplicativos mais recentes.
Para verificar se a atualização do Xiaomi Android 16 está disponível em seu dispositivo:
- Vá para Configurações > Sobre o telefone
- Toque no logotipo do HyperOS
- Se uma atualização estiver disponível, siga as instruções para instalar
Certifique-se de ter armazenamento suficiente e pelo menos 30% de bateria.
Embora o Android 16 não introduza mudanças visuais radicais ou recursos inovadores, ele traz muitas melhorias internas que visam uma experiência de usuário mais suave e consistente. A atualização do HyperOS 2.3 aprimora as animações e transições e permite uma melhor integração com aplicativos mais recentes. A atualização também deve trazer os recursos de segurança mais recentes do Android 16.
A atualização traz melhor desempenho do sistema, atributos de segurança aprimorados e elementos de interface do usuário refinados, em linha com a filosofia de design do Android 16, mas essas mudanças permanecem amplamente invisíveis para os usuários do dia a dia. A maioria das melhorias se concentra em otimizações de back-end, em vez de novos recursos interessantes que mudariam drasticamente a experiência do usuário.