Xiaomi: RP esclarece fala viral de Lei Jun sobre rodas de carro

O chefe de relações públicas da Xiaomi, Wang Hua, veio a público para esclarecer a interpretação equivocada de comentários feitos pelo CEO da empresa, Lei Jun, sobre a complexidade na fabricação de automóveis. A controvérsia surgiu após a veiculação de trechos de uma entrevista de Lei Jun com Li Xiang, onde o CEO da Xiaomi teria dito que a parte mais difícil da produção de carros seria a fabricação das rodas.
Contexto da Declaração
Wang Hua enfatizou que os trechos divulgados foram retirados de contexto de uma discussão de mais de três horas que foi ao ar originalmente em abril de 2024. Na entrevista completa, Lei Jun mencionou que, durante o processo de design automotivo, ele chegou a examinar mais de 5.000 pares de rodas e a produzir 500 protótipos.
Segundo Wang Hua, a intenção de Lei Jun era ilustrar a atenção meticulosa aos detalhes exigida na fabricação de automóveis, e não sugerir que as rodas representam o maior desafio técnico. A discussão completa abordou os desafios mais amplos do design automotivo e a aceitação do consumidor em relação a recursos inovadores.
Veja também:
A Trajetória da Xiaomi no Mercado Automotivo
A Xiaomi tem expandido sua divisão automotiva após o lançamento do seu primeiro veículo elétrico, o SU7. A empresa tem como objetivo se tornar um dos cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo. Em março de 2021, a Xiaomi anunciou um investimento de US$ 10 bilhões no projeto de carros elétricos, liderado pelo próprio Lei Jun.
O primeiro carro elétrico da Xiaomi, o SU7, foi lançado no final de março de 2024 e obteve grande sucesso, com mais de 50 mil pedidos em apenas 27 minutos. O SU7 é um sedã elétrico que compete com modelos como o Porsche Taycan e o Tesla Model S. O veículo possui versões com diferentes níveis de potência e autonomia, incluindo o SU7 Max, que oferece 673 cv e uma autonomia de 800 km.
Novos Modelos e Expansão
Além do SU7, a Xiaomi lançou seu segundo carro elétrico, o YU7, um SUV que compete diretamente com o Tesla Model Y. O YU7 registrou 200 mil pedidos em apenas três minutos após o lançamento. O modelo está disponível em versões de tração traseira e tração nas quatro rodas.
A Xiaomi está construindo uma segunda fábrica de carros elétricos na China. A empresa também está explorando tecnologias como o controle remoto de carros inteligentes por meio de pulseiras.
Repercussão e Provocações à Concorrência
Com o lançamento de seus carros elétricos, a Xiaomi não perdeu a oportunidade de provocar a Apple, sua rival no mercado de tecnologia. Durante o anúncio do YU7, Lei Jun ironizou o fracasso da Apple em desenvolver um veículo próprio.
Analistas apontam que a entrada da Xiaomi no mercado automotivo representa um passo ousado e estratégico, demonstrando a capacidade da empresa de competir com gigantes globais.