AMD FSR 3.1 (Redstone) Promete Aumento de Desempenho e Qualidade de Imagem Aprimorada

AMD FSR 3.1 Anunciado com Foco em Qualidade Visual e Modularidade
A AMD anunciou o FidelityFX Super Resolution (FSR) 3.1 durante a Game Developers Conference (GDC) 2024, uma atualização significativa para sua tecnologia de upscaling e geração de quadros. A nova versão, que alguns rumores e fontes chamam de codinome "Redstone", promete melhorias notáveis na qualidade de imagem e um aumento de desempenho que pode chegar a até 3 vezes em jogos compatíveis, dependendo da configuração.
O FSR 3.1 busca aprimorar a experiência visual, abordando as principais críticas às versões anteriores. As melhorias incluem a redução do "ghosting" (rastros visuais em objetos em movimento) e do "flickering" (cintilação) em texturas e detalhes finos.
A principal inovação do FSR 3.1 é a separação do upscaling (aumento de resolução) da geração de quadros. Essa modularidade permite que os desenvolvedores combinem a geração de quadros do FSR 3.1 com outras tecnologias de upscaling, como o DLSS da NVIDIA ou o XeSS da Intel.
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Desacoplamento de Tecnologias: A Grande Novidade do FSR 3.1
A funcionalidade de desacoplamento é considerada a característica mais importante do FSR 3.1. Nas versões anteriores do FSR 3, a geração de quadros era intrinsecamente ligada ao upscaling do FSR. Com a nova arquitetura, a AMD permite que a geração de quadros funcione de forma independente.
Isso significa que um jogador com uma placa de vídeo NVIDIA RTX 20 ou RTX 30, que não suporta a geração de quadros do DLSS 3, poderá usar o upscaling do DLSS 2 (que oferece excelente qualidade de imagem) e combiná-lo com a geração de quadros do FSR 3.1 para obter um aumento de FPS. Essa flexibilidade amplia o alcance da tecnologia de geração de quadros para um público maior, independentemente da marca da placa de vídeo.
Melhorias na Qualidade de Imagem e Estabilidade Temporal
As melhorias visuais do FSR 3.1 foram um foco central do anúncio. A AMD afirmou que a nova versão oferece melhorias na estabilidade temporal, que é a consistência visual de quadros consecutivos. Isso se traduz em menos cintilação e "fizziness" (texturas tremulantes) em objetos em movimento.
Além disso, a tecnologia aprimorada de preservação de detalhes ajuda a manter a nitidez de elementos finos, como folhagens e fios de cabelo, que eram frequentemente criticados nas versões anteriores do FSR.
O FSR 3.1 também introduz um novo API FidelityFX, que facilita a depuração para os desenvolvedores e garante compatibilidade futura com novas versões do FSR, tornando a integração mais simples.
Aumento de Desempenho e Adoção em Jogos
A promessa de um aumento de desempenho de até 3 vezes é uma referência ao ganho de FPS obtido ao combinar o upscaling com a geração de quadros do FSR 3.1, em comparação com a renderização nativa em resoluções mais altas. A tecnologia de geração de quadros insere quadros intermediários gerados por algoritmo entre os quadros renderizados pela GPU, resultando em uma experiência de jogo mais fluida.
Na época do anúncio na GDC 2024, a AMD informou que o FSR 3 já estava disponível ou a caminho de mais de 40 jogos. A adoção da tecnologia tem crescido rapidamente. O primeiro jogo a receber a atualização para o FSR 3.1 será "Ratchet & Clank: Rift Apart", com a atualização prevista para ser lançada posteriormente em outros títulos.
Disponibilidade e Compatibilidade
O FSR 3.1 será disponibilizado para desenvolvedores através da plataforma GPUOpen da AMD no segundo trimestre de 2024. A tecnologia mantém a característica de ser de código aberto e compatível com uma ampla gama de placas de vídeo, incluindo modelos de gerações anteriores da AMD (Radeon RX 5000, RX 6000 e RX 7000) e placas de vídeo concorrentes da NVIDIA (a partir da série GeForce RTX 20) e Intel Arc.
A AMD também anunciou suporte para a API Vulkan e para o Xbox Game Development Kit (GDK), indicando que o FSR 3.1 pode ser implementado em consoles Xbox e em jogos que utilizam a API Vulkan, expandindo ainda mais o seu alcance.
