Diretor de FF13 Defende Inovações em Clair Obscur

Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy XIII e um dos diretores do projeto Final Fantasy VII Remake, expressou sua opinião sobre as inovações apresentadas em Clair Obscur: Expedition 33. Apesar de reconhecer o mérito do jogo da Sandfall Interactive, Hamaguchi acredita que muitas das características consideradas novas em Expedition 33 já existiam na trilogia Final Fantasy XIII.
O Sistema de Combate em Destaque
Hamaguchi comentou que o sistema de combate de Clair Obscur tem recebido muita atenção, o que é merecido, pois é um dos principais atrativos do jogo. No entanto, ele acredita que as pessoas não deveriam se concentrar apenas nesse aspecto, já que o jogo oferece muitos outros elementos positivos.
Similaridades com Lightning Returns
Em resposta a comentários de fãs que elogiam o sistema de combate de Clair Obscur, que permite desviar ou bloquear ataques, Hamaguchi mencionou que, ao ver o jogo, pensou: “Foi isso que fizeram com o jogo deles, lembro-me de ter feito algo parecido há muito tempo em Lightning Returns”. Ele aponta que Lightning Returns: Final Fantasy XIII possui um sistema similar ao que foi implementado em Clair Obscur.
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Clair Obscur: Uma Homenagem a Final Fantasy
Clair Obscur: Expedition 33 foi criado pela Sandfall Interactive como uma homenagem à série Final Fantasy. O jogo busca despertar a paixão dos fãs e atrair novos jogadores para o gênero de RPGs com combate por turnos.
Recepção e Vendas de Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33 foi lançado em 24 de abril de 2025 para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S. O jogo foi bem recebido, vendendo mais de 5 milhões de cópias em cinco meses. O jogo apresenta um sistema de combate por turnos com elementos em tempo real, permitindo que os jogadores reajam a ataques inimigos através de esquivas, saltos e defesas.
O jogo se passa em um mundo de fantasia inspirado na Belle Époque francesa e segue a história da Expedition 33, liderada por Gustave, em sua missão para destruir a Paintress, uma entidade que causa a morte anual de pessoas com uma certa idade.
Inovações em Final Fantasy XIII
Final Fantasy XIII, lançado originalmente em 2009, introduziu diversas inovações para a série. O jogo apresenta um sistema de combate rápido e um sistema chamado “Crystarium” para determinar o desenvolvimento das habilidades dos personagens. Além disso, o sistema “Paradigm” permite aos jogadores customizar as habilidades utilizadas pelos personagens durante o combate.
Sistema de Batalha Dinâmico
O sistema de batalha de Final Fantasy XIII é um híbrido entre ação e turnos, exigindo reflexos rápidos e planejamento estratégico. Os jogadores podem customizar as táticas e comportamentos de seus personagens para se adequarem ao seu estilo de jogo.
Customização de Personagens
O jogo utiliza um sistema de upgrade inovador que permite aos jogadores customizar seus personagens de maneiras novas e empolgantes. Os jogadores podem fazer upgrade nas armas, habilidades e atributos de seus personagens, adaptando-os ao seu estilo de jogo.
O Legado de Final Fantasy XIII
Apesar de algumas críticas, Final Fantasy XIII é reconhecido por suas características únicas e inovadoras. O jogo possui uma estrutura linear que permite uma narrativa mais focada e um sistema de combate dinâmico que exige estratégia e reflexos.
O diretor de Clair Obscur: Expedition 33 confirmou que o jogo não é o fim da franquia, com planos para continuar a história em futuros títulos. Guillaume Broche revelou que Clair Obscur é o nome da franquia, e Expedition 33 é apenas uma das histórias que eles querem contar.
