EUA reavaliam patente Nintendo sobre ‘invocar Pokémon’ após críticas

O Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) ordenou a reavaliação de uma patente da Nintendo que descreve a mecânica de “invocar uma criatura e colocá-la para lutar”, similar ao sistema de Pokémon. A decisão, assinada pelo diretor do USPTO, John A. Squires, é considerada incomum, já que revisões desse tipo geralmente ocorrem após contestações formais de outras empresas.
Contexto
A patente, concedida à Nintendo em setembro de 2025, descreve um sistema onde o jogador pode invocar outro personagem para batalhar, controlando suas ações manualmente ou automaticamente. A reavaliação ocorre em meio a debates sobre o impacto potencial dessa patente, com preocupações de que a Nintendo possa restringir o uso de mecânicas semelhantes em outros jogos.
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Detalhes da Reavaliação
Squires apontou a existência de patentes anteriores com ideias semelhantes, incluindo uma da Konami (2002) e outra da própria Nintendo (2020). Essas patentes, conhecidas como Yabe e Taura, também abordam personagens secundários que lutam ao lado do jogador, de forma automática ou manual. O diretor do USPTO afirmou que surgiram “novas e substanciais questões de patenteabilidade” e que ambas as patentes anteriores precisam ser consideradas antes de confirmar a validade da patente de 2025.
Possíveis Implicações
Especialistas lembram que a patente é diferente de uma marca registrada, e a empresa não é obrigada a processar quem utiliza algo parecido para manter sua patente. No entanto, a reavaliação levanta questões sobre a originalidade da patente da Nintendo e seu impacto na indústria de jogos.
Repercussão
A decisão do USPTO gerou discussões entre jogadores e desenvolvedores sobre os possíveis efeitos que uma patente desse tipo poderia ter no mercado. Alguns especialistas criticaram a concessão inicial da patente, argumentando que a mecânica de “invocação de personagens e combate” já era amplamente utilizada.
Essa não é a primeira vez que a Nintendo enfrenta resistência em relação a registros de patentes. Recentemente, a empresa teve um pedido de patente negado no Japão para uma mecânica de captura semelhante à de Pokémon. Além disso, a Nintendo e a The Pokémon Company apresentaram um processo contra a Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, alegando violação de patentes relacionadas à captura de monstros.
Próximos Passos
A Nintendo tem dois meses para responder ao pedido de reexame. O USPTO irá reavaliar a patente à luz das patentes anteriores e determinar se ela cumpre os critérios de originalidade e inovação. Se o USPTO concluir que a patente não é válida, ela poderá ser alterada ou cancelada.
