PlayStation Quase Exclusivou FIFA nos Anos 90

Em uma reviravolta que poderia ter redefinido o cenário dos jogos de futebol, a PlayStation esteve incrivelmente perto de garantir a exclusividade da licença FIFA nos anos 90. A revelação veio à tona durante uma entrevista especial com ex-funcionários da Sony, em comemoração aos 30 anos do PlayStation na Europa.
A Negociação Quase Concretizada
Juan Montes, que atuou como Vice-Presidente de desenvolvimento de software na PlayStation entre 1994 e 2000, compartilhou que a empresa estava desenvolvendo um jogo de futebol com tecnologia de ponta e estava “muito, muito próxima” de obter a licença FIFA. No entanto, a Sony optou por não seguir adiante com a aquisição para manter um bom relacionamento com uma parceira, que se presume ser a Electronic Arts (EA).
Veja também:
O Legado de ‘This is Football’
Apesar de não ter conseguido a licença FIFA, a Sony lançou em 1999 o jogo ‘This is Football’, exclusivo para PlayStation, que se manteve ativo por quase uma década. O jogo foi feito com o apoio da FIFPro, mas sem a licença FIFA.
O Impacto na Indústria dos Games
Se a PlayStation tivesse adquirido os direitos exclusivos da FIFA, o panorama dos jogos de futebol seria drasticamente diferente. A EA Sports poderia ter perdido uma de suas principais franquias, e a PlayStation se tornaria a dona do jogo de futebol mais popular do mundo.
Outras Curiosidades Reveladas
A entrevista também revelou que a Sony considerou adquirir o estúdio Bullfrog, responsável por jogos como Dungeon Keeper, mas acabou perdendo a disputa para a Electronic Arts. Além disso, a EA Sports se separou da FIFA em 2023, após décadas de parceria.
O Futuro dos Jogos de Futebol
Com o lançamento de EA Sports FC 24, uma nova era começou no mundo dos jogos de futebol. A Electronic Arts está determinada a deixar para trás qualquer associação com o nome da organização esportiva.