Oktoberfest inédita agita Porto Alegre neste domingo

Porto Alegre recebe neste domingo, 5 de outubro, a sua primeira Oktoberfest oficial, um evento gratuito que promete agitar o Centro Histórico da cidade. A festa, que celebra os 201 anos da imigração alemã no Brasil, acontecerá das 12h às 22h na rua Sete de Setembro, nas proximidades da Casa de Cultura Mario Quintana.
Atrações e Programação
A Oktoberfest de Porto Alegre contará com mais de 20 cervejarias parceiras, oferecendo mais de 100 torneiras de chope artesanal para os visitantes. A programação musical é diversificada, misturando tradição alemã com ritmos locais. Além das tradicionais bandinhas alemãs Triozinho Alles Blau e Banda Periquito, o público poderá curtir shows de samba com o grupo Volto Pra Te Ver e rock gaúcho com a banda Vera Loca. A escultura viva do Laçador, de Antônio Caringi, também marcará presença, circulando pelo evento.
Gastronomia e Estrutura
A rua dos Andradas se transformará em uma praça de alimentação, com bares e restaurantes locais oferecendo opções gastronômicas inspiradas na cultura alemã. Entre os estabelecimentos confirmados estão o Térreo, Quiero Café, Cantina Famiglia Lando, Lola Bar CCMQ e Up Food Art.
Para garantir a segurança e o conforto do público, o evento contará com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, incluindo o bloqueio da rua Sete de Setembro para veículos, reforço da Guarda Municipal, banheiros químicos e equipes de limpeza urbana. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também estará presente para organizar o trânsito.
Informações Importantes
A entrada na Oktoberfest é gratuita, mas haverá controle de acesso com revista obrigatória. Não será permitida a entrada com garrafas, copos e canecas de vidro. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo fim de semana.
Veja também:
Objetivo do Evento
A realização da Oktoberfest em Porto Alegre é uma iniciativa dos hubs criativos POA Centro e Quarto POA, com o objetivo de fortalecer o comércio do Centro Histórico, impulsionando a região como polo cultural e gastronômico. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado e da Salva Beer, além do apoio da AGM, da Rede Craft e o apoio cultural da Band RS.
“A programação foi pensada para dialogar com o que já pulsa localmente. Ao mesmo tempo que traz a energia das bandinhas alemãs que já são tradicionais nessas comemorações junto de uma atração de grande porte do nosso estado. Queremos que o público se reconheça nessa mistura e sinta que a festa também é sua”, explica Johnny Rickes, sócio do hub POA Centro, organizador do evento.
A expectativa é que a 1ª Oktoberfest oficial de Porto Alegre reúna mais de 15 mil pessoas ao longo do dia, celebrando a cultura alemã e fomentando a economia local.