Xiaomi pode lançar laptop global com Snapdragon X2 Elite

A Xiaomi pode estar se preparando para lançar seu primeiro laptop global, equipado com o processador Qualcomm Snapdragon X2 Elite. A informação surge em meio a notícias sobre o novo chip da Qualcomm e suas capacidades. Embora a Xiaomi já venda laptops na China, nunca lançou um modelo verdadeiramente global sob sua própria marca.
Snapdragon X2 Elite: Um Chip Promissor
O Snapdragon X2 Elite é considerado um forte candidato para notebooks Windows on Arm de última geração. O chip apresenta grandes melhorias arquitetônicas, mantendo a compatibilidade com mais de 90% dos jogos comuns do Windows. A GPU Adreno X2 presente neste novo processador da Qualcomm, permite um desempenho gráfico 2,3 vezes superior à geração anterior.
A Qualcomm está buscando aumentar sua presença no mercado de computadores com Windows. O Snapdragon X2 Elite possui até 18 núcleos para o desempenho mais rápido e eficiente em termos de energia, com frequência de até 5.0 GHz. O chip também conta com recursos avançados de segurança e as mais recentes tecnologias sem fio 5G, Wi-Fi 7 e Bluetooth.
Veja também:
Possível Lançamento Global da Xiaomi
Considerando o histórico de cooperação entre a Qualcomm e a Xiaomi, faz sentido que o Snapdragon X2 Elite possa ser o chipset usado pela marca chinesa. Uma combinação de esforços pode resultar em um laptop com grande desempenho em jogos, boa autonomia de bateria e alta eficiência. A integração com o ecossistema HyperOS também seria um atrativo para muitos usuários com smartphones ou outros produtos da Xiaomi.
Benefícios de um Laptop Xiaomi com Snapdragon X2 Elite
Um laptop global Xiaomi alimentado por Snapdragon X2 Elite poderia oferecer:
- Maior desempenho em jogos e produtividade.
- Melhor duração da bateria por meio de eficiência energética avançada.
- Integração profunda com o ecossistema HyperOS.
- Preços competitivos em comparação com os notebooks x86 tradicionais.
Desempenho e Especificações do Snapdragon X2 Elite
O Snapdragon X2 Elite apresenta:
- CPU Qualcomm Oryon™ de até 18 núcleos.
- GPU de até 1,85 GHz.
- Multitarefa em até três monitores 5K a 60Hz.
- Até 80 TOPS de processamento de IA.
- Arquitetura NPU de 64 bits com maior acesso à memória para os modelos de IA mais recentes.
- Suporte para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.
Expectativas para o Futuro
Os primeiros dispositivos baseados no Qualcomm Snapdragon X2 Elite (Extreme) devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2026. A expectativa é que a Xiaomi possa apresentar um modelo já na CES 2026. A Qualcomm já demonstrou um notebook ultrafino e um mini PC para mostrar como os dispositivos com o novo chip podem ser elegantes.
O lançamento de um laptop global da Xiaomi com Snapdragon X2 Elite representaria um passo significativo para a empresa no mercado internacional de PCs. Resta aguardar os próximos anúncios para confirmar se essa aposta se concretizará.
