Escult: Curso Gratuito de IA na Cultura com Inscrições Abertas

A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Inteligência Artificial e Cultura. A formação, desenvolvida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais, aplicações práticas, desafios éticos e regulatórios da IA para profissionais do setor cultural.
O que o curso oferece?
O curso é oferecido na modalidade à distância, com uma carga horária de 60 horas. As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto. Segundo a professora e gestora cultural Beth Ponte, que participou do desenvolvimento da iniciativa, o curso foi pensado para um público amplo, desde artistas e produtores até gestores e outros agentes culturais.
O conteúdo do curso é dividido em quatro unidades temáticas:
- Fundamentos da Inteligência Artificial: O que é IA, sua presença no nosso cotidiano, os principais tipos, como funciona o aprendizado de máquina e também as funcionalidades e riscos da IA generativa.
- Aplicações da IA na criação artística e patrimônio cultural: Como a IA já é adotada em diversos setores da cultura, com exemplos práticos no Brasil e no mundo, em áreas como Artes Visuais, Música, Literatura, Audiovisual, Museus, Bibliotecas e Patrimônio Material e Imaterial.
- Repercussões da IA na cultura e nas profissões criativas: Desafios éticos, regulatórios, o debate sobre Propriedade Intelectual e Direitos Autorais e os impactos da IA generativa para artistas e instituições culturais.
- Utilizando IAs Generativas na gestão cultural: Recomendações para o uso seguro da IA, boas práticas na criação de comandos (prompts) e dicas de como usar a IA em diferentes etapas da elaboração e gestão de projetos culturais.
O curso também aborda a segurança no uso de ferramentas de IA e oferece dicas sobre como utilizar IAs generativas de texto de forma eficiente, incluindo instruções para a criação de prompts.
Veja também:
Por que fazer este curso?
De acordo com Beth Ponte, o curso oferece uma base sólida para entender o que é a inteligência artificial e como ela já é aplicada na cultura e no patrimônio. Além disso, o curso aprofunda o conhecimento, auxiliando na discussão sobre direitos autorais e IA, apresentando estudos de caso e exemplos de ferramentas e sistemas, bem como dicas práticas sobre como incorporar a IA na gestão de projetos culturais.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes da UNESCO, que orientam os países a promover a capacitação em IA voltada para profissionais da cultura. O objetivo é engajar o setor cultural no debate sobre o desenvolvimento da inteligência artificial, incentivando uma abordagem crítica e construtiva, ao mesmo tempo em que destaca as possibilidades de uso das novas tecnologias em benefício da cultura, sem negligenciar os riscos e dilemas éticos envolvidos.
O que é a Escult?
A Escult é uma plataforma de cursos online destinada à formação e qualificação para o mundo do trabalho em Cultura. A plataforma oferece cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de especialização. A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura.
Como se inscrever?
As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto no site da Escult: escult.cultura.gov.br.