Famurs e MP firmam parceria para IA nos municípios gaúchos

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) estão unindo forças para impulsionar a modernização da gestão pública nos municípios gaúchos através da inteligência artificial (IA). A presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, para formalizar um termo de cooperação técnica entre as entidades.
Objetivo da Parceria
O principal objetivo da parceria é levar as soluções de inteligência artificial desenvolvidas pelo Ministério Público para apoiar e otimizar os processos administrativos das prefeituras, qualificando a prestação de serviços públicos à população. Adriane Perin de Oliveira destacou que a iniciativa representa um passo importante para levar tecnologia de ponta às gestões municipais, facilitando o dia a dia das administrações e melhorando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Veja também:
Iniciativas do Ministério Público
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, apresentou as iniciativas já implementadas pelo Ministério Público na área de inteligência artificial, ressaltando os resultados obtidos em nível estadual e nacional. Segundo Saltz, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para tornar mais eficientes os processos e oferecer respostas mais rápidas à sociedade. A cooperação permitirá o compartilhamento de conhecimento e ferramentas com os municípios.
Pilares da Gestão Famurs 2025/2026
A presidente Adriane detalhou os pilares da gestão 2025/2026 da Famurs, que está estruturada no Programa Estratégico Famurs 2025-2028. O projeto contempla quatro eixos centrais: a reforma tributária e seus impactos nos municípios, a recuperação das receitas próprias, a equalização dos débitos previdenciários junto aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e o incentivo ao uso de inteligência artificial e inovação nas administrações municipais.
Oportuniza Municípios
A Famurs também está construindo uma parceria estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios gaúchos. Em reunião com a equipe da Invest RS, a entidade iniciou tratativas para firmar parceria buscando integrar a plataforma Oportuniza Municípios, da Famurs, à plataforma da Invest RS, com o objetivo de mapear potencialidades locais, promover capacitações e atrair investimentos nacionais e internacionais para o Rio Grande do Sul.
A ferramenta Oportuniza Municípios da Famurs é uma vitrine sobre o potencial dos municípios gaúchos, agregando dados qualificados, promovendo a transparência e possibilitando a conexão de oportunidades a investidores, que podem transformar a realidade local gerando emprego, renda e qualidade de vida para quem deseja permanecer e prosperar em cidades gaúchas.
Presenças na Reunião
Além da presidente Adriane, participaram pela Famurs a coordenadora-geral Fabiana Camargo, o coordenador técnico da Escola Famurs, Rodrigo Chagas de Bairros, e o consultor Luiz Fernando Rodriguez Júnior. Pelo Ministério Público estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, a subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares.
MPRS e a Inteligência Artificial
Especialistas discutiram a crescente presença de soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial (IA) no sistema judiciário durante o XVI Congresso Estadual do Ministério Público. O debate abordou o papel da tecnologia em apoiar, e não substituir, o trabalho jurídico. O subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do MP/RS, João Cláudio Pizzato Sidou, reforçou essa visão, destacando que, embora a IA esteja cada vez mais presente, ela não substitui o ser humano.