Google Vê Brasil como Polo Estratégico para Treinar IA

O Google considera o Brasil um polo estratégico para o treinamento de modelos de inteligência artificial (IA) devido às suas condições favoráveis de energia limpa e competitiva. O presidente global do Google Cloud, Thomas Kurian, declarou que a empresa está avaliando a demanda de clientes internacionais para usar data centers instalados no país. Essa iniciativa visa atender à crescente demanda por processamento de IA, impulsionada pela expansão de ferramentas de mídia generativa e pela necessidade de empresas de diversos setores de manter dados sensíveis em território nacional.
Infraestrutura e Investimentos no Brasil
O Google Cloud anunciou a inclusão dos chips TPU Trillium em sua infraestrutura em São Paulo. Essa tecnologia, desenvolvida pela empresa, é voltada ao processamento de IA e permitirá que aplicações sejam executadas localmente, reduzindo a latência e atendendo a eventuais exigências regulatórias. A sexta geração de Unidades de Processamento Tensor (TPUs v6), chamadas Trillium, promete ganhos de desempenho e eficiência energética para treinamento e execução de modelos em escala, incluindo o Gemini.
Eduardo Lopez, presidente do Google Cloud para a América Latina, destacou que o Brasil possui características muito especiais e é um país muito inovador, com capacidade de criar tecnologia e rapidamente impactar nos negócios, na qualidade de vida das pessoas e na educação. Ele também afirmou que o Google Cloud não tem nenhuma restrição de investir no país e que a empresa está anunciando tanto infraestrutura quanto inovação e educação.
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Aplicações e Benefícios da IA no Brasil
Organizações brasileiras poderão utilizar o modelo de linguagem Gemini 2.5 em seus próprios data centers, preservando dados sensíveis e mantendo o desempenho. A estatal Serpro já opera com essa configuração, e o formato também atrai empresas privadas, especialmente das áreas de saúde e finanças, interessadas em maior confidencialidade no uso da tecnologia. Kurian ressalta que o modelo permite acessar tecnologias avançadas sem comprometer a confidencialidade dos dados, unindo inovação e segurança no processamento de inteligência artificial.
O Google apresentou avanços em ferramentas de mídia generativa, como soluções para criação de imagens, áudios e vídeos. Entre os exemplos está o Chirp, sistema que produz vozes personalizadas usadas em centrais de atendimento, permitindo que empresas tenham uma voz própria de marca.
Iniciativas de Capacitação em IA
O Google Cloud está investindo em educação e capacitação em inteligência artificial. No dia 6 de dezembro, a empresa realizará o maior evento de treinamento de IA do mundo para a América Latina, envolvendo 50 universidades e mais de 200 mil pessoas. O evento, chamado Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud, será um dia de IA geral, aberto não apenas para estudantes, mas para qualquer pessoa interessada, para que todos possam ter acesso a conhecimento sobre inteligência artificial e suas aplicações no dia a dia. O objetivo é treinar 1 milhão de brasileiros em IA e nuvem nos próximos anos.
Brasil como Protagonista na IA Generativa
O Brasil tem um contexto favorável para se destacar no uso da inteligência artificial generativa. O país está entre os que mais utilizam IA generativa no mundo. Mais da metade (54%) dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa durante 2024, enquanto a média global ficou em 48%. Para 65% dos brasileiros, a IA é promissora, demonstrando otimismo com relação à tecnologia.
Impacto da IA nas Empresas Brasileiras
A adoção de agentes de Inteligência Artificial (IA) já traz retorno para 79% das empresas no Brasil e no México, de acordo com pesquisa feita pelo Google Cloud. As organizações relatam aumentos anuais de receita entre 6% e 10% diretamente ligados ao uso da IA generativa. Marketing, experiência do cliente e cibersegurança são as principais áreas onde a IA generativa está sendo implementada. No Brasil, os casos de uso mais frequentes nas corporações são relacionados com a produtividade individual (74%), vendas e marketing (73%) e atendimento ao cliente (72%).
Desafios e Oportunidades
Apesar do potencial de crescimento do mercado, as startups ainda estão em estágios iniciais dos seus desenvolvimentos, e têm um imenso desafio de ganhar escala. Um dos maiores obstáculos identificados pelas startups é justamente a obtenção de capital para o desenvolvimento e uso dessa tecnologia.
O Google Cloud está expandindo seu ecossistema de parcerias com empresas como Accenture, Deloitte, PwC, TCS, Databricks, Oracle e ServiceNow, além da utilização de soluções nacionais voltadas a setores como varejo, energia, saúde e administração pública.