MPMS Fortalece Uso de IA em Parceria Nacional

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) participou da Jornada AI Experience – CNMP e Ministérios Públicos, realizada nos dias 7 e 8 de julho de 2025, em São Paulo. O evento, promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) em parceria com a Google Cloud, AWS, Xertica.ai e o programa MP Digital, reuniu líderes do Ministério Público brasileiro e especialistas em tecnologia para discutir o futuro da transformação digital institucional, com foco no uso estratégico da inteligência artificial generativa.
Objetivo da Jornada AI Experience
A Jornada AI Experience teve como objetivo fortalecer a transformação digital do Ministério Público brasileiro, através do uso da inteligência artificial generativa. A iniciativa promoveu debates sobre o panorama da transformação digital no setor público, o impacto da IA na atuação dos MPs e a aplicação de soluções tecnológicas nos ecossistemas Google e AWS. O evento também serviu para consolidar uma transformação digital sustentável e estratégica, fomentando a cultura de dados, a inovação e a atuação em rede entre os Ministérios Públicos.
Veja também:
Participação do MPMS
O MPMS foi representado pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Ávila Milan Junior, pelo Conselheiro do CNMP e Procurador de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e pelos Promotores de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues, Leonardo Dumont, Ricardo de Melo Alves e Paulo Zeni. Paulo Zeni representou o projeto do CNMP voltado à criação da Base de Dados Processuais (BDP) do MP Digital, que conta com a parceria do MPMS, através do Laboratório de Inovação (Labi9). O projeto Prometheus do Labi9 utiliza inteligência artificial para extrair dados de processos judiciais da BDP, estruturando informações estratégicas.
Base de Dados Processuais (BDP)
O Promotor de Justiça Paulo Zeni destacou a importância da Base de Dados Processuais para a integração de dados judiciais e extrajudiciais em nível nacional, viabilizando análises integradas e projetos de IA. Segundo ele, a BDP é essencial para que os Ministérios Públicos não atuem de forma isolada, com sistemas incompatíveis.
Atuação do Labi9
O Promotor de Justiça e Coordenador do Laboratório de Inovação do MPMS (Labi9), Ricardo de Melo Alves, ressaltou o protagonismo do MPMS no auxílio à transformação digital do MP brasileiro. O Labi9 tem utilizado inteligência artificial para promover a extração automatizada de dados de processos judiciais constantes da BDP, possibilitando melhor estruturação de informações estratégicas. O trabalho do Labi9 tem potencial para compartilhamento com outras unidades ministeriais, ampliando a interoperabilidade institucional e promovendo uma cultura de inovação com impacto concreto na eficiência da atuação ministerial.
Aplicações da Inteligência Artificial no MPMS
O MPMS tem investido no uso de inteligência artificial para acelerar análises ambientais e otimizar o tempo de trabalho. O Laboratório de Inovação (LABi9) desenvolveu soluções para automatizar rotinas do Núcleo de Prática Ambiental (Nupam), agilizando a análise de demandas ambientais relacionadas a desmatamento e degradação de áreas de preservação permanente. Documentos que antes levavam horas para serem produzidos manualmente, agora são gerados em segundos com o apoio da tecnologia.
Além disso, o MPMS está implementando um sistema de alerta com inteligência artificial integrado ao SAJ (Sistema de Acompanhamento Judicial) para identificar agressores reincidentes e fortalecer a rede de proteção à mulher vítima de violência.
Transformação Digital no Ministério Público
A transformação digital no Ministério Público exige uma atuação estratégica, sustentada por inteligência institucional, cultura de dados e visão colaborativa. É fundamental que a alta gestão compreenda a relevância da IA para consolidar as ações e construir um futuro sustentável para o Ministério Público. A inovação no serviço público é essencial para acompanhar os avanços tecnológicos e aplicá-los à defesa dos direitos fundamentais, buscando formas mais eficientes e seguras de atender à sociedade.