Siemens Contrata Especialista em IA da Amazon para Chefiar Dados e IA

A Siemens anunciou a contratação de Vasi Philomin, executivo da Amazon, para o cargo de chefe de dados e inteligência artificial. A empresa alemã de tecnologia comunicou a novidade nesta segunda-feira, destacando que esta é a mais recente ação da Siemens para desenvolver produtos e aplicações de IA, como o seu Copiloto Industrial.
Transição para uma Empresa Centrada em Tecnologia
A Siemens tem como objetivo acelerar sua transição para uma empresa focada em tecnologia, com a IA sendo vista como uma área chave, juntamente com o software industrial. Em 2023, a Siemens revelou uma parceria com a Microsoft para utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade e a colaboração entre humanos e máquinas nos setores de manufatura, transporte e saúde. O projeto visa criar copilotos de IA para auxiliar o pessoal das empresas clientes no design de novos produtos e na organização da produção e manutenção.
Veja também:
Experiência e Liderança em IA
A Siemens manifestou grande satisfação com a chegada de Philomin, que possui vasta experiência em aprendizado de máquina e aplicações de IA em escala industrial na Amazon. Ele se reportará a Peter Koerte, membro do conselho administrativo da Siemens e diretor de tecnologia e estratégia da empresa. Koerte afirmou que, com a notável experiência em IA e a comprovada liderança no desenvolvimento de tecnologias transformadoras de Philomin, ele contribuirá de forma decisiva para expandir ainda mais as capacidades de dados e IA da Siemens.
Parceria Siemens e Amazon Web Services (AWS)
A Siemens e a Amazon Web Services (AWS) estão fortalecendo sua parceria, ajudando empresas de todos os tamanhos e setores a construir e dimensionar aplicativos de inteligência artificial (IA) generativa. A Siemens está integrando o Amazon Bedrock – um serviço que oferece uma variedade de modelos de fundação de alto desempenho de empresas líderes em IA por meio de uma única API, juntamente com recursos de segurança, privacidade e IA responsável – com o Mendix, a plataforma low-code que faz parte do portfólio Siemens Xcelerator.
Essa combinação permite que os clientes selecionem o modelo de IA generativa mais adequado para seu caso de uso específico e o incorporem de forma rápida e segura em seus aplicativos. Isso tornará o desenvolvimento mais simples, rápido e eficiente. Anteriormente, quando os desenvolvedores queriam integrar modelos de IA generativa, precisavam obter credenciais de acesso e escrever código de função especializado. Com a nova integração Mendix-Amazon Bedrock, isso agora pode ser feito com apenas alguns cliques.
Roland Busch, CEO da Siemens, declarou que, ao integrar o Amazon Bedrock em sua plataforma low-code, a empresa está democratizando a tecnologia de IA generativa e possibilitando que todos criem aplicativos que os clientes precisam para se tornarem mais competitivos, resilientes e sustentáveis. Adam Selipsky, CEO da AWS, acrescentou que essa parceria se baseia em um relacionamento de 10 anos com a Siemens, oferecendo aos clientes de todos os setores o ambiente flexível, personalizável e seguro de que precisam para aproveitar as novas oportunidades com a IA generativa.
Siemens e o Metaverso Industrial
A Siemens tem apresentado inovações em engenharia imersiva e inteligência artificial para possibilitar o metaverso industrial. Na abertura da CES 2024, a Siemens apresentou inovações que combinam os mundos real e digital para redefinir a realidade. A empresa anunciou novas parcerias e avanços em IA e engenharia imersiva para possibilitar o metaverso industrial.
Investimentos e Contratações
Em julho de 2024, a Siemens Energy planejava contratar 10.000 novos funcionários para sua unidade de rede elétrica, com um investimento de mais de 1,2 bilhão de dólares em novas fábricas. Cerca de 40% dos novos postos de trabalho seriam adicionados na Europa, enquanto os Estados Unidos e a Índia receberiam 20% cada, e o restante seria destinado a outras partes da Ásia.