UniFAJ e UniMAX lançam graduação inédita em Inteligência Artificial

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) lançaram um curso inédito de graduação em Inteligência Artificial (IA) durante o Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, em São Paulo. O curso tem previsão de início em 2026.
Inovação e Flexibilidade na Formação
A iniciativa visa oferecer uma formação inovadora, alinhada com as demandas tecnológicas e o futuro do trabalho. O programa foi estruturado para unir teoria, prática e aplicabilidade imediata. A cada semestre, os alunos receberão certificados intermediários, o que possibilita a entrada ou a progressão no mercado de trabalho ainda durante a graduação. O modelo também permite que em dois anos e meio o estudante conclua como tecnólogo, e em quatro anos, como bacharel.
Veja também:
Incentivo à Participação Feminina na Tecnologia
Segundo a mantenedora da UniFAJ e da UniMAX, Laly Mansur, a proposta também busca ampliar a participação feminina em tecnologia. “O percentual de mulheres na área ainda é muito pequeno, especialmente em cargos de liderança. Queremos oferecer flexibilidade e estimular que mais mulheres ocupem espaço na transformação digital e nos avanços ligados à inteligência artificial”, destaca.
Aplicações Multidisciplinares e no Setor de Energia
Embora multidisciplinar, a formação terá forte conexão com áreas como energia, gestão de sistemas e eficiência operacional. “A IA está em tudo e hoje é indispensável. No setor energético, em especial, as possibilidades são imensas, e vão do controle de fluxos à otimização de redes inteligentes”, afirma a mantenedora.
Lançamento no Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia
O lançamento ocorreu durante o Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, realizado em agosto, em São Paulo. O evento reuniu lideranças femininas de diferentes setores e contou com o apoio da UniFAJ e da UniMAX. “Trazer a universidade para o congresso é criar uma ponte entre a formação acadêmica e o futuro que estamos construindo. O lançamento do curso neste encontro mostra a força da união entre mulheres, educação e inovação”, comenta Lúcia Abadia, idealizadora do congresso.
UniFAJ Oferece Curso de IA a Novos Alunos
A UniFAJ oferece um curso de Inteligência Artificial a novos alunos. Marcone Medina, gestor de tecnologia educacional do Grupo UniEduK, destaca o investimento do centro universitário em tecnologia e na sua utilização de forma ética no meio acadêmico. “A IA não veio substituir nenhum profissional, mas torná-lo mais eficiente. Todos podem ser mais eficientes com o uso da inteligência artificial”, ressalta.
Medina explica que a inteligência artificial não irá substituir a parte cognitiva, mas sim potencializá-la. “Ela permite que o aluno tenha mais tempo para dedicar ao seu aprendizado e estudo, seja fazendo uma análise estatística ou recebendo uma tutoria de IA, sem que esse tutor lhe entregue diretamente a resposta, mas sim o orientando a obter a resposta da forma mais eficaz possível”, ressalta o gestor.
Preparação Completa e Conexão Global
A UniFAJ oferece cursos preparatórios que garantem a base necessária para a evolução dos alunos, mesmo que estejam começando do zero. A equipe multidisciplinar e o networking internacional trazem para dentro da sala de aula a vanguarda da Inteligência Artificial, com professores e especialistas que atuam nos cenários mais avançados do mundo. Além disso, através do Programa Outgoing Internacional, os alunos podem ter acesso a diversas instituições internacionais para desenvolver oportunidades de estágio e intercâmbio.
Docentes da UniFAJ e UniMAX Participam de Programa de Capacitação Contínua
Os docentes da UniFAJ e UniMAX participam de um programa de capacitação contínua em Inteligência Artificial. O uso da ferramenta como auxílio no aperfeiçoamento e personalização do ensino faz parte da grade acadêmica dos centros universitários. A capacitação em inteligência artificial (IA) já é uma realidade para os docentes.
Viviane Soares, coordenadora dos cursos de engenharia da UniFAJ, explica que a IA pode ser usada para tornar as aulas mais atrativas, interativas e educativas. Marcone Medina afirma que a iniciativa está sendo muito bem aceita pelos docentes e já se veem resultados. Um exemplo é o Simpósio Conectando Mentes – Inteligência Artificial na Sala de Aula, realizado no final do primeiro semestre e que reuniu trabalhos realizados pelos docentes com os alunos por meio do uso de IA.
