O gerente de UX da MIUI, Xiaofan, revelou uma mudança muito importante no novo sistema MIUI 11. Em um post no Weibo, ele mostrou que a Xiaomi decidiu adotar umas animações diferentes dentro do sistema operacional.

Primeiro, ele revelou que a empresa é um dos poucos fabricantes de Android que utilizam animações não lineares dentro do sistema. Esse estilo foi adotado no MIUI 6, já que nas animações da tela inicial e na exclusão de aplicativos, os estilos não lineares eram utilizadas. Após isso, a empresa procurou acelerar as animações, para tornar a interface do usuário mais rápida e responsiva.

MIUI 6 animações não lineares

Isso se mostrou mais forte no lançamento do MIUI 9, quando a empresa utilizou o slogan “rápido como um raio”, mostrando que ela queria animações mais rápidas no sistema. Mas quando a MIUI 10 estava sendo desenvolvida, a Xiaomi percebeu que a velocidade em uma animação era o menos importante. Então decidiram que o MIUI 10 seria o último sistema que teria essa velocidade.

No MIUI 11 a equipe se concentrou em tornar as animações mais lentas, fazendo com que elas fiquem mais ricas nos detalhes. Infelizmente Xiaofan revelou que durante o evento de lançamento não teremos muitas informações sobre as animações, então nos resta testar na vida real.