Barroso visita OAB Ceará e debate IA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, realizou uma visita histórica à Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) nesta segunda-feira (21). Foi a primeira vez em 92 anos que um presidente do STF visitou a OAB local.
Visita e Palestra
Barroso foi recebido pela presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, que destacou a importância da visita. Durante o evento, o ministro proferiu a palestra “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo”. Ele enfatizou que o mundo está vivendo uma revolução tecnológica e que os avanços tecnológicos não devem ser desprezados, mas que é essencial que haja supervisão humana.
“Não devemos negligenciar as novas tecnologias, que possivelmente vão permitir que a Justiça se torne mais célere. Se a inteligência artificial puder ajudar a termos mais decisões de qualidade numa velocidade maior, ótimo”, pontuou Barroso. Christiane Leitão reforçou a relevância do tema, afirmando que plataformas digitais e inteligência artificial são questões muito atuais que impactam não só a advocacia, mas o Judiciário como um todo e a sociedade.
Veja também:
Primeira Visita em 92 Anos
A visita de Barroso à OAB-CE é considerada um marco histórico. Segundo Christiane Leitão, é a primeira vez que a seccional recebe um presidente do STF. A presidente da OAB-CE também ressaltou que, pela primeira vez em 92 anos, uma mulher preside a entidade.
Relação entre os Poderes
Durante a visita, o ministro Barroso negou que haja uma crise entre os Poderes no Brasil. Ele afirmou que as relações são as melhores possíveis e que mantém ótimas relações com o presidente Lula, o presidente da Câmara e o presidente do Senado.
“Não há crise alguma entre os Poderes. As relações são as melhores possíveis, eu tenho ótimas relações com o presidente Lula — institucionais, mas muito cordiais —, tenho ótimas relações com o presidente da Câmara — institucionais, mas muito cordiais — e com o presidente do Senado”, disse Barroso.
Ele reconheceu que podem ocorrer visões diferentes, mas que a democracia é o regime em que as eventuais divergências são absorvidas de maneira institucional, com diálogo.
Contratempo: Ministro Preso no Elevador
Um fato inusitado marcou a visita do ministro Barroso à OAB-CE. Ele ficou preso em um elevador do prédio por alguns minutos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate. Apesar do susto, o ministro saiu ileso e aparentando tranquilidade.
Segundo informações, o elevador parou entre andares e, além de Barroso, outras pessoas estavam no elevador, incluindo a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão. A Polícia Federal impediu que a imprensa registrasse o momento do resgate.
Já no auditório, Barroso comentou o episódio com bom humor: “Estou com um pouquinho de crédito com a presidente, que fez uma reunião num ambiente um pouco apertado, dentro do elevador. Tivemos uma ótima conversa, mas da próxima vez vamos tentar vias alternativas”, brincou o ministro.
Defesa da Regulação de Redes
Durante a palestra, o presidente do STF defendeu a regulação das plataformas digitais no país. Segundo Barroso, a digitalização promoveu uma democratização no acesso, mas também trouxe consequências negativas, como a circulação de desinformação e discursos de ódio.
Ele mencionou a “tribalização” da vida, onde as plataformas digitais, auxiliadas por inteligência artificial, filtram as informações e encaminham para cada um as informações que correspondem aos seus interesses. Barroso também citou a crise no modelo de negócios da imprensa tradicional como outra consequência negativa.
Diretoria da OAB-CE
A OAB-CE é presidida por Christiane do Vale Leitão, a primeira mulher a ocupar o cargo em 92 anos. A diretoria da OAB-CE para o triênio 2025/2027 é composta por:
- Presidente: Christiane do Vale Leitão
- Vice-Presidente: David Sombra Peixoto
- Secretário-Geral: Thiago Morais Almeida Vilar
- Secretário-Geral Adjunto: Francivaldo de Lemos Pereira
- Tesoureira: Camila Ferreira Fernandes Brasil
A posse da nova diretoria ocorreu em 02 de janeiro de 2025.