BYD e Xiaomi Lideram Preferência de Carros Elétricos na China, Superando Tesla

Um novo estudo do banco UBS revelou uma mudança significativa nas preferências dos consumidores chineses em relação a carros elétricos. As marcas locais BYD e Xiaomi superaram a Tesla como as escolhas mais populares no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Queda da Tesla na China
A pesquisa do UBS indica que a Tesla perdeu o status de líder de tecnologia e marca preferida na China. Apenas 14% dos consumidores chineses consideram a Tesla sua principal escolha de carro elétrico, uma queda em relação aos 18% do ano anterior e bem abaixo do pico de 30% em 2020. Essa mudança reflete uma crescente preferência por marcas domésticas e a percepção de que a Tesla não é mais a líder em inovação tecnológica no setor.
Apesar do aumento de 1,65% nas vendas do primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, a Tesla enfrentou uma queda de 31,64% em relação ao quarto trimestre de 2024. A participação de mercado da Tesla na China, entre janeiro e abril, foi de apenas 7,96%, uma diminuição considerável em comparação com os 11,44% registrados no mesmo período de 2024.
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Ascensão da BYD e Xiaomi
BYD e Xiaomi ganharam destaque como as principais escolhas dos consumidores chineses, impulsionadas por ofertas de produtos competitivas, inovação tecnológica e preços mais alinhados com as expectativas do mercado. A transição da Xiaomi de gigante da tecnologia de consumo para o setor de veículos elétricos tem sido bem-sucedida, com o sedã SU7 vendendo 26.223 unidades em abril, superando o Model 3 da Tesla no mesmo mês. O recém-revelado SUV YU7 da Xiaomi visa diretamente o Model Y da Tesla, com recursos como direção assistida em nível de cidade e um display grande, tudo com preços competitivos.
A BYD, por sua vez, continua a consolidar sua posição de liderança. Em abril, a BYD superou a Tesla em vendas na Europa pela primeira vez, e sua liderança na China é sólida. No primeiro trimestre de 2025, a BYD vendeu 886.240 carros na China, um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. A empresa também lançou sua “Super e-Platform”, que permite 249 milhas de alcance com apenas cinco minutos de carregamento.
Concorrência Aumentada e Estratégias de Preços
As marcas chinesas de veículos elétricos estão superando a Tesla em termos de recursos e preços. A Xpeng, por exemplo, oferece recursos de direção inteligente pela metade do preço de um Model 3. A Xiaomi e outras empresas agora oferecem veículos com NOA (Navigate on Autopilot) urbano na faixa de 200.000 yuan. Em contraste, o FSD (Full Self-Driving) da Tesla permanece caro e não atende às expectativas na China.
Para se manter competitiva, a Tesla pode enfrentar pressão para adaptar suas estratégias de preços e recursos. No entanto, a BYD e a Xiaomi estão remodelando as expectativas dos consumidores, e os compradores chineses estão respondendo olhando para dentro.
Impacto Global e Próximos Passos
A queda na preferência pela Tesla não é apenas uma história local. Globalmente, a porcentagem de consumidores que a consideram sua principal escolha de marca de veículos elétricos caiu de 22% para 18%. Nos EUA, a preferência diminuiu para 29%, abaixo dos 38%. Na Europa, caiu para 15%, ultrapassada pela Audi e BMW. As razões variam por região: na China, a Tesla não é mais vista como líder de tecnologia; na Europa, o envolvimento político de Elon Musk pode estar prejudicando a marca; e nos EUA, a linha de veículos parece limitada e a acessibilidade continua sendo uma preocupação.
Diante desse cenário, a Tesla enfrenta o desafio de se adaptar para manter sua relevância no mercado global de veículos elétricos. A empresa pode precisar inovar em termos de preços, recursos e tecnologia para reconquistar a confiança dos consumidores e enfrentar a crescente concorrência das marcas chinesas.