Pular para o Conteúdo
Logo Mundomi - 3
  • Notícias
  • Ofertas
  • IA
  • Top
  • Celulares
  • Games
  • WebStories
Logo Mundomi - 3

Home » Notícias

Huawei e Xiaomi Disputam Mercado de Carros Elétricos

Horário 04/06/202504/06/2025
huawei
Reprodução: Huawei

A rivalidade entre a Huawei e a Xiaomi, que se intensificou no mercado de smartphones, agora se estende ao setor de carros elétricos. Durante o Salão do Automóvel de Shenzhen 2025, o executivo da Huawei, Richard Yu, criticou indiretamente a Xiaomi, questionando a qualidade de seus veículos. A resposta da Xiaomi veio através de seu presidente, Lu Weibing, que defendeu o sucesso do SU7, o primeiro carro da marca, atribuindo-o à competitividade do produto e aos valores da empresa.

- Continua após publicidade -

Contexto da Disputa

A disputa entre as duas gigantes chinesas se acirrou após declarações de Richard Yu, da Huawei, que, sem citar nomes, alfinetou: “Uma empresa de outro setor fabricou apenas um carro e já vende como pão quente. Mesmo que o produto não seja tão bom, o marketing compensa”. A indireta foi claramente direcionada à Xiaomi, que tem obtido grande sucesso com o SU7.

Yu também comparou os veículos das marcas parceiras da Huawei com os da rival, afirmando que possuem melhor qualidade, experiência e desempenho, mas que não vendem nem uma fração do que a Xiaomi vende. Essa declaração gerou uma resposta imediata da Xiaomi.

Veja também:

  • Xiaomi corrige bateria do 17 Pro Max após testes
  • Alerta Xiaomi: App Instalada Pode Remover Recurso Valioso!

A Resposta da Xiaomi

Lu Weibing, presidente da Xiaomi, acusou Yu de difamação e defendeu o sucesso do SU7, afirmando que ele se deve à competitividade do produto e aos valores da empresa. “É o modelo de negócios da Xiaomi que está vencendo”, escreveu em sua conta no Weibo. Lei Jun, CEO da Xiaomi, também reagiu, compartilhando os números de entregas do SU7 em maio e citando o escritor Mo Yan: “Caluniar é, em si, uma forma de admiração”.

O Sucesso do Xiaomi SU7

A Xiaomi entrou no setor automotivo em março de 2021 e lançou o sedã elétrico SU7 em março de 2024. Desde então, as vendas têm sido um sucesso. Em maio de 2025, foram entregues mais de 28 mil unidades, o oitavo mês seguido com números acima de 20 mil. A linha de carros da Xiaomi EV conta atualmente com a série SU7, que inclui uma versão esportiva com 1.548 cavalos de potência. A marca também apresentou o SUV elétrico YU7 em maio, com lançamento previsto para julho.

A Estratégia da Huawei

A Huawei, por outro lado, segue um caminho diferente. A empresa não fabrica carros diretamente, mas colabora com montadoras chinesas por meio da aliança HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance). Entre as marcas parceiras estão Aito, Luxeed, Stelato, Maextro e Shangjie. Nessa parceria, a Huawei participa do design, desenvolvimento e vendas, mas não é dona das marcas. A empresa aposta alto na tecnologia embarcada para se destacar no mercado.

Rivalidade de Longa Data

A rivalidade entre a Xiaomi e a Huawei vem de longa data. A Huawei começou com telecomunicações e se expandiu para smartphones. Já a Xiaomi surgiu com uma interface Android e se tornou uma das gigantes do setor em pouco tempo. Em 2019, a Xiaomi lançou a marca Redmi para competir diretamente com a Honor, então uma subdivisão da Huawei. A competição que nasceu nos celulares agora tem novos capítulos sobre quatro rodas. Inclusive, a Huawei demonstra ambição ao entrar no mercado de luxo com Maextro S800 para competir com Mercedes-Maybach.

Desafios e Oportunidades

Apesar do sucesso inicial, a Xiaomi enfrenta desafios, como ações judiciais de proprietários do SU7 Ultra que alegam propaganda enganosa em relação ao capô de fibra de carbono. Além disso, o Xiaomi SU7 ficou em último lugar em uma lista de qualidade automóvel na China, com um elevado risco de potenciais defeitos e um alto rácio de reclamações em relação às vendas.

Ainda assim, a entrada da Xiaomi e da Huawei no mercado de carros elétricos representa uma oportunidade para inovação e crescimento, impulsionando a concorrência e oferecendo novas opções aos consumidores.

Fonte: CNEVPost

- Continua após publicidade -

Artigos relacionados

xiaomi 17 global listado no banco de dados imei da gsma
Celulares – 18/10/2025

Xiaomi 17 Global listado no banco de dados IMEI da GSMA

xiaomi supera galaxy modelos destaque
Celulares – 19/10/2025

Xiaomi supera Galaxy: Conheça os modelos de destaque

nova central de controle xiaomi o que fazer
Celulares – 19/10/2025

Nova Central de Controle Xiaomi: O que fazer se não apareceu?

xiaomi cancela celular camera unica design arrojado
Celulares – 19/10/2025

Xiaomi cancela celular com câmera única e design arrojado

Ofertas da semana

  • Black Friday: 5 fones para comprar sem receios
    Ofertas

    Black Friday: 5 fones para comprar sem receios

    16/10/2025

    VER OFERTA Black Friday: 5 fones para comprar sem receiosContinue

  • Gotham Knights: Desconto de 90% na PS Store!
    Ofertas

    Gotham Knights: Desconto de 90% na PS Store!

    16/10/2025

    VER OFERTA Gotham Knights: Desconto de 90% na PS Store!Continue

© 2025 - Mundo Mi

Notícias, reviews, dicas e tutoriais sobre Xiaomi, Tecnologia, IA e muito mais ! O site mundomi.com.br é um site independente, portanto não somos um site oficial da Xiaomi. Xiaomi e Mi são propriedade da Xiaomi Inc.
Este site faz parte do programa Associados Amazon, Mercado Livre e outros. Quando você compra através de nossos links, podemos ganhar uma comissão sem nenhum custo para você.

</ HxDevs >

Institucional

    Política de privacidade Termos de uso Contato
  • Notícias
  • Ofertas
  • IA
  • Top
  • Celulares
  • Games
  • WebStories
Pesquisa