HyperOS 3: Recursos Indisponíveis em Dispositivos Android 15

A Xiaomi lançou o HyperOS 3, baseado no Android 15 e Android 16, com algumas diferenças importantes para os usuários. Dispositivos que executam a versão Android 15 do HyperOS 3 podem não receber atualizações incrementais futuras, como o HyperOS 3.1 e 3.2. Essa decisão impacta diversos modelos, incluindo alguns populares das linhas POCO e Redmi.
Impacto da Decisão
A principal implicação é que os usuários com dispositivos Android 15 e HyperOS 3 não terão acesso a todos os novos recursos e melhorias que serão implementados nas versões futuras do sistema. Isso significa que, embora recebam atualizações de segurança e correções de desempenho, ficarão de fora de novidades como a interface de aplicativos recentes inspirada no iOS e a capacidade de redimensionar blocos no Control Center, funcionalidades esperadas no HyperOS 3.1.
Veja também:
Dispositivos Afetados
Entre os modelos que não receberão o HyperOS 3.1, permanecendo com o Android 15, estão:
- POCO F5
- POCO F5 Pro
- POCO M6 Pro
- POCO X6 Neo
- Redmi 13C
- Redmi K50 Ultra
- Redmi K60
- Redmi K60 Pro
- Redmi Note 12T Pro
- Redmi Note 12 Turbo
- Redmi Note 13 5G
- Redmi Note 13R Pro
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12S Ultra
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12T Pro
- Xiaomi Civi 3
- Xiaomi MIX Fold 2
- Xiaomi Pad 6 Max 14
O que esperar para o futuro
Apesar de não receberem a versão mais recente do HyperOS, a Xiaomi garante que os dispositivos Android 15 continuarão recebendo atualizações de segurança e correções de desempenho. Além disso, alguns recursos retrocompatíveis poderão ser adaptados para esses aparelhos.
Para os usuários que desejam ter acesso a todas as novidades do sistema, a alternativa seria buscar métodos não oficiais, como ROMs personalizadas. No entanto, essa opção não é recomendada para todos, pois pode comprometer a estabilidade e a segurança do dispositivo.
Hyper Island
Inicialmente, o recurso “Hyper Island”, similar à Dynamic Island da Apple, estava restrito a celulares mais recentes, mas essa restrição foi removida. Isso significa que o recurso deve chegar a todos os aparelhos que receberem o HyperOS 3, incluindo tablets e celulares das marcas Xiaomi, POCO e Redmi. No entanto, pode haver limitações de animações em smartphones com baixo volume de RAM.
Lista de Dispositivos Elegíveis para HyperOS 3 com Android 15
A Xiaomi já está testando o firmware do HyperOS 3 baseado no Android 15 para diversos dispositivos:
- Xiaomi 13 Lite / Civi 2
- POCO F5 Pro / Redmi K60
- POCO X6 Neo / Redmi Note 13 5G / Redmi Note 13R
- Xiaomi MIX FOLD 2
- Redmi Note 12T Pro
- Xiaomi Pad 6 Pro
- Xiaomi 12T Pro / Redmi K50 Ultra
- Xiaomi Civi 3
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12S Ultra
- Xiaomi 12
- Redmi K60 Pro
É importante ressaltar que essa lista inclui versões para o mercado chinês e europeu. Se um dispositivo recebe o HyperOS 3 com Android 15 na China, é provável que o mesmo ocorra globalmente.
Em resumo: Se o seu dispositivo Xiaomi, Redmi ou POCO está na lista dos que receberão HyperOS 3 com Android 15, saiba que ele não será atualizado para o HyperOS 3.1 e pode não receber todos os novos recursos futuros. No entanto, continuará recebendo atualizações de segurança.
