Irmão de Bolsonaro confirma prêmio na Mega da Virada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos participantes de um bolão que acertou a quadra na Mega da Virada, sorteada no dia 1º de janeiro, conforme revelado por seu irmão, Renato Bolsonaro. A informação gerou repercussão, especialmente porque Bolsonaro se encontrava detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília no momento do sorteio, após ter recebido alta hospitalar onde tratava crises de soluço e passou por cirurgias.
Segundo Renato Bolsonaro, que é pré-candidato a deputado federal por São Paulo, o bolão familiar, que ele organiza anualmente, manteve a tradição de ser premiado, repetindo o feito do ano anterior, quando também acertaram a quadra.
Detalhes do Prêmio e da Aposta
O bolão em questão contava com a participação de três pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, seu irmão Renato e um amigo/aliado, identificado em algumas fontes como Mosart Aragão Pereira. O bilhete foi registrado em 20 de dezembro, período em que o ex-presidente já estava sob custódia da PF.
O sorteio da Mega da Virada teve as seguintes dezenas sorteadas: 09, 13, 21, 32, 33 e 59. O grupo de Bolsonaro acertou quatro desses números, configurando o prêmio da quadra. Entre os números premiados no bilhete do bolão estavam o 13, 21, 32 e 59. Renato Bolsonaro destacou, de forma notória, que o número 13, historicamente associado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi um dos acertos.
Valor Recebido pelo Bolão
Apesar da expectativa que um prêmio da Mega da Virada gera, o valor recebido pelo acerto da quadra é significativamente menor do que o prêmio principal. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as apostas que acertaram a quadra (quatro dezenas) foram 308.315 no total, e cada uma delas recebeu o valor de R$ 216,76.
Em entrevista anterior, em novembro de 2023, quando houve um prêmio similar do PL, Jair Bolsonaro havia desmentido a informação de que teria ficado milionário, explicando que era apenas a quadra, dividida entre quase 20 pessoas, resultando em um valor muito menor.
Contexto da Situação do Ex-Presidente
O fato de o prêmio ter sido ganho enquanto Jair Bolsonaro estava preso adicionou um elemento político à notícia. O ex-presidente retornou à custódia da PF em Brasília após receber alta de um hospital da capital, onde esteve internado para tratar crises persistentes de soluço e realizar cirurgias. O pedido da defesa para que ele permanecesse em prisão domiciliar por razões humanitárias foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que o quadro clínico indicava melhora após os procedimentos.
Tradição do Bolão Familiar
Renato Bolsonaro indicou que a participação na Mega da Virada é um evento anual para o grupo familiar, que inclui ele, o irmão Jair e o amigo Mozart. Ele também mencionou que, embora o número 22 (associado ao Partido Liberal – PL) não tenha sido sorteado desta vez, ele tem esperança de que o número seja premiado em sorteios futuros.
A Mega-Sena, após o concurso especial da Virada, voltaria a ser sorteada na semana seguinte, com um prêmio estimado em cerca de R$ 3,5 milhões.
