SP abre consulta sobre currículo digital nas escolas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), lançou uma consulta pública para a elaboração de um novo currículo de educação digital e midiática nas escolas estaduais. O objetivo é integrar o uso crítico, criativo e responsável das tecnologias digitais em todas as etapas da educação básica: infantil, fundamental e médio.
Objetivo da Consulta Pública
A consulta pública visa coletar sugestões e percepções de profissionais da educação, gestores, estudantes das redes pública e privada, e da sociedade civil em geral. O prazo para envio de contribuições vai até 30 de outubro, através da Secretaria Escolar Digital (SED), da Sala do Futuro e do portal da Educação. O documento final será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para homologação em novembro.
Veja também:
Temas Abordados
A proposta curricular abrange temas como segurança de dados, produção de conteúdo, pensamento computacional, inteligência artificial e uso consciente das redes sociais. A ideia é que o currículo esteja alinhado às vivências dos jovens, preparando-os para um mundo cada vez mais conectado.
Etapas da Educação Básica
O novo currículo de educação digital será implementado de forma progressiva nas diferentes etapas da educação básica:
- Educação Infantil: Estímulo à curiosidade através de jogos, histórias e brincadeiras, introduzindo o pensamento sobre o funcionamento da tecnologia.
- Ensino Fundamental: Aprendizagem sobre algoritmos, programação, segurança digital e criação de projetos digitais, desenvolvendo o pensamento crítico e colaborativo.
- Ensino Médio: Ampliação dos temas para inteligência artificial, automação, análise de informações e cidadania digital, preparando os jovens para a vida acadêmica, profissional e social.
Alinhamento com a BNCC
O documento está sendo elaborado com base nas orientações do Complemento da Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Seduc-SP busca organizar os fundamentos pedagógicos e as competências da educação digital e midiática de forma articulada, alinhando-os aos marcos legais nacionais.
Currículo da Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo já possui um currículo de Tecnologias para Aprendizagem, que se destaca pela abordagem inovadora e integrada às demais áreas do conhecimento. Esse currículo é embasado em uma abordagem construcionista, que enfatiza a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento por meio da experiência prática.
Eixos Estruturantes
O currículo de Tecnologias para Aprendizagem da cidade de São Paulo possui os seguintes eixos estruturantes:
- Programação: Desenvolvimento de habilidades que auxiliam em diversos contextos sociais, promovendo o trabalho colaborativo, a organização sistemática do pensamento e ideias criativas para resolver desafios.
- Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC): Uso das TICs com responsabilidade e critério, compreendendo sua estrutura e uso informacional e comunicacional.
- Educação Maker: Incentivo aos estudantes a desenvolverem projetos para resolver desafios e questões da comunidade escolar, utilizando as tecnologias e compartilhando soluções online.
Compromisso com a Educação Digital
O secretário da Educação, Renato Feder, ressalta que a iniciativa da consulta reflete o compromisso da Seduc-SP com a construção coletiva e democrática das políticas curriculares. Ele destaca a importância de formar estudantes capazes de usar ferramentas digitais de forma ética e responsável.
A consulta pública representa um passo importante para tornar o Currículo Paulista mais contemporâneo e alinhado com a realidade dos alunos, preparando-os para os desafios e oportunidades do século XXI.