Vazamento de óleo suspende voos no Santos Dumont

O Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, suspendeu as operações de pouso e decolagem na manhã desta terça-feira (30) devido a um vazamento de óleo na pista. O incidente causou atrasos, cancelamentos e a transferência de voos para o Aeroporto Internacional do Galeão.
Ocorrência e Impacto
O vazamento foi provocado por um veículo que realizava inspeção noturna na pista. O óleo foi derramado próximo à cabeceira, área crítica para as operações de pouso e decolagem. A Infraero informou que as equipes de manutenção foram acionadas para realizar a limpeza da pista e garantir a segurança das operações.
Até as 8h30, foram registrados 12 voos de partida atrasados, nove voos cancelados e quatro voos alternados para o Aeroporto do Galeão. Passageiros enfrentam filas no saguão do terminal à espera de atualizações. A situação também impactou voos em outros aeroportos, como Congonhas, em São Paulo, que aguardava pousos vindos do Santos Dumont.
Veja também:
Ações da Infraero
A Infraero publicou um Notam (aviso aos aeronavegantes) e informou que está tomando as providências necessárias para a limpeza e liberação da pista. A empresa não divulgou uma previsão oficial para a retomada completa das operações.
Em nota, a Infraero declarou: “As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont encontram-se suspensas em decorrência de vazamento de óleo na pista de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há operações no aeroporto. As providências para limpeza e liberação da pista já foram tomadas, para garantir a segurança e para que as operações sejam retomadas o mais breve possível”.
Recomendações aos Passageiros
Passageiros afetados devem procurar suas companhias aéreas para reacomodação ou reembolso, conforme determina a Resolução 400 da ANAC.
Atualização
Cerca de 50 funcionários estão trabalhando na limpeza da pista com detergente para normalizar as operações do aeroporto, que é amplamente utilizado na ponte aérea Rio-São Paulo. A administração do aeroporto informou que as operações devem permanecer paralisadas até a conclusão dos trabalhos, prevista para a manhã desta terça-feira.