Volkswagen Tera: O Novo SUV que Redefine o Mercado com Inovação, Tecnologia e Preço Acessível

O cenário automotivo brasileiro está em constante evolução, com SUVs ganhando cada vez mais espaço e se tornando objetos de desejo para uma ampla gama de consumidores. Nesse contexto dinâmico, a Volkswagen, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, apresenta sua mais recente aposta para conquistar o coração dos brasileiros: o Volkswagen Tera 2026. Lançado oficialmente no Brasil no dia 25 de maio de 2025, o Tera chega com a ambição de se tornar um novo ícone da marca, assim como foram o Fusca e o Gol. Este SUV compacto não apenas se destaca por seu design impactante e preços competitivos, mas também por introduzir inovações tecnológicas sem precedentes para um veículo nacional, incluindo a primeira inteligência artificial desenvolvida por uma montadora no Brasil.
Uma Nova Era para a Volkswagen no Brasil: A Estratégia por Trás do Tera
O lançamento do Volkswagen Tera é parte de uma estratégia ambiciosa da fabricante alemã de introduzir 17 novos veículos no mercado até 2028. O Tera é o quinto lançamento dentro dessa ofensiva e é considerado um dos mais importantes dos últimos anos para a marca. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume, visando desde o público que busca um SUV acessível até clientes de categorias superiores. A missão é clara: entregar o design e a robustez de um SUV com a praticidade e eficiência de um compacto, alcançando um público que busca evoluir, sem abrir mão do custo-benefício.
A dualidade do Tera é evidente em sua concepção. Embora rivalize com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, a Volkswagen não hesita em compará-lo a legados como o Fusca e o Gol, que um dia foram referências para a marca no Brasil. A empresa reconhece que os hatches não possuem mais o mesmo potencial aspiracional de antes, e por isso, o Tera inaugura uma nova era na Volks, com a expectativa de ir além do que o Polo Track e o Polo Robust conseguiram. A aposta da Volkswagen é que o Tera desperte desejo nos consumidores.
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Design Marcante e Inovador: Uma Identidade Visual Exclusiva
O design do Volkswagen Tera é, sem dúvida, um de seus maiores trunfos e um elemento chave para seu apelo aspiracional. Desenvolvido no Brasil, sob o comando de José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca, o Tera adota uma nova identidade visual para a Volkswagen no país. Suas linhas são fluidas e as proporções transmitem robustez, especialmente na dianteira e na coluna “C”.
O carro se destaca por seu porte imponente, com uma frente impactante, uma lateral ousada e uma traseira elegante. Ele é descrito como “assentado, baixo e largo”, provocando sensações e se diferenciando das linhas mais comportadas do T-Cross.
Detalhes específicos de design incluem:
- Iluminação Full LED: O conjunto óptico frontal e as lanternas traseiras contam com iluminação totalmente em LED, proporcionando melhor visibilidade e um visual moderno. Os faróis de LED com luz de condução diurna (DRL) integrada possuem uma assinatura exclusiva dentro da marca, com iluminação fracionada.
- Lanternas Traseiras Interligadas: As lanternas traseiras são interligadas e apresentam um efeito “click-clack”. Este efeito consiste em uma luz de posição e outra mais intensa com elementos aparentes que surgem ao acionar o pedal do freio, inspiradas nos modelos Passat e Tiguan europeus.
- Rodas e Coluna “C”: As rodas foram desenhadas para harmonizar com a carroceria, que possui linha de cintura alta e teto levemente esportivo. As rodas de liga diamantadas realçam a elegância do SUV, com opções de até 17 polegadas nas versões mais completas. A coluna “C” do modelo também foi destacada por suas linhas encorpadas.
- Teto Bicolor: O Tera convida a ousar com estilo, oferecendo a opção de teto bicolor em preto ninja.
- Cores Modernas: O Novo Tera está disponível em seis opções de cores: as tradicionais Preto Ninja (gratuita) e Branco Cristal, o metálico Cinza Platinum, e as inéditas e metálicas Azul Ártico, Prata Lunar e Vermelho Hypernova. O azul Ártico e o preto Ninja não possuem custo adicional.
O interior do Tera também recebeu atenção especial, com um design totalmente inédito e destaque para as novas texturas e materiais de acabamento, que aparentam ser mais refinados do que os do Polo. Em algumas versões, há revestimento emborrachado e iluminação ambiente.

Inteligência Artificial a Bordo: Conheça Otto
Um dos grandes destaques do Volkswagen Tera é a estreia do Otto, a primeira Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela Volkswagen no Brasil. Esta IA foi criada em parceria com a Accenture Brasil e a equipe da VW Tech.
O Otto é um assistente virtual que utiliza modelos de linguagem avançados (LLMs) para oferecer respostas personalizadas e evoluir conforme os comandos dos usuários. A ativação do sistema é feita por comando de voz, utilizando a frase “Fala, Otto!”.
A integração do Otto vai além de um simples assistente. Ele estará conectado ao aplicativo Meu VW 2.0 e ao VW Play Connect, fornecendo uma gama de informações úteis, como:
- Autonomia do veículo.
- Detalhes de manutenção.
- Informações sobre a “saúde” do veículo.
- Acesso ao manual do carro.
- Buscas na internet.
- Conexão com aplicativos de navegação, como Waze, Google Maps e Apple Mapas.
A interface do Otto é inspirada na Kombi “corujinha”. O sistema Otto estará disponível a partir do segundo semestre de 2025, inicialmente nas versões Comfort e High mediante assinatura, mas a Volkswagen promete pacotes com condições especiais e, em alguns casos, isenção do valor. A tecnologia do Otto chegará em breve a outros carros da Volkswagen.
Versões, Preços e Itens de Série: O Custo-Benefício do Tera
O Volkswagen Tera 2026 chega ao mercado brasileiro em quatro versões principais: MPI, TSI, Comfort e High. Há também uma série especial de lançamento, a Tera Outfit The Town Edition. A Volkswagen posiciona o Tera com preços que buscam ser agressivos e competitivos, tornando-o uma opção atrativa no segmento de SUVs compactos.
Os preços de lançamento e as versões são os seguintes:
Versão | Preço Especial de Lançamento (999 unidades) | Preço Normal |
---|---|---|
Tera MPI | R$ 99.990 | R$ 103.990 |
Tera TSI MT | — | R$ 116.990 |
Tera Comfort TSI AT | — | R$ 126.990 |
Tera High TSI AT | — | R$ 139.990 |
Tera Outfit The Town Edition | — | R$ 142.290 |
A versão de entrada, Tera MPI, com seu preço inicial de R$ 99.990, é um forte atrativo, e a Volkswagen aposta nesse valor competitivo para cativar o consumidor. A chegada do Tera, inclusive, forçou a Fiat a reduzir o preço do Pulse de entrada em 9 mil reais, para R$ 98.990.
Detalhamento dos Itens de Série por Versão:
Todas as versões do Tera vêm de série com um pacote de segurança robusto e tecnologia moderna:
- Segurança: Seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres (um item inédito no segmento entre SUVs compactos manuais), sistema de frenagem automática pós-colisão (“Post Collision Brake”), detector de fadiga do motorista e sistema de controle da perda de pressão dos pneus.
- Conforto e Conveniência: Faróis e lanternas em LED, direção elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, piloto automático (controle automático de velocidade), sensor de estacionamento traseiro, assistente para partida em subidas (HHC – Hill Hold Control), sistema de alarme com comando remoto (keyless), travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, banco traseiro com encosto rebatível, capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura (motorista) e pré-tensionador, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito, fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether, freios “ABS” com “EBD” (distribuição eletrônica de frenagem), para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, para-sol com espelho apenas para o passageiro, rack de teto longitudinal, e tomadas USB tipo C dianteiras.
Tera MPI (R$ 99.990 / R$ 103.990):
- Rodas de 15 polegadas com pneus 185/65 R15 e supercalotas.
- Painel digital de 8 polegadas.
- Multimídia VW Play de 10 polegadas (tela de 10,1″ touchscreen e App-Connect).
- Todos os itens de segurança e conforto mencionados acima.
Tera TSI MT (R$ 116.990):
- Itens da versão MPI.
- Motor turbo (170 TSI).
- Rodas de 16 polegadas.
- Aplique de tecido no painel.
- Volante multifuncional com acabamento premium e revestido em couro.
- Opcionais: VW Play Connect (R$ 1.590) e rodas de liga leve 16″ (R$ 1.720).
Tera Comfort TSI AT (R$ 126.990):
- Itens da versão TSI.
- Transmissão automática de seis marchas.
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.
- VW Play Connect de 10,1 polegadas (item de série).
- ACC (Controle Adaptativo de Velocidade e Distância).
- Chave presencial com partida por botão (Sistema Kessy).
- Paddle Shifts (borboletas atrás do volante).
- Opcionais: Pacote opcional Conforto (R$ 1.400).
Tera High TSI AT (R$ 139.990):
- Itens da versão Comfort.
- Rodas de 17 polegadas de liga leve com acabamento diamantado.
- Iluminação ambiente (Ambient Light) em LED.
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch.
- Quadro de instrumentos de 10,25 polegadas (Painel digital de 10,25″).
- Painel com acabamento em vinil (Aplique soft no painel).
- Bancos em material premium (revestidos em couro).
- Carregador por indução (Wireless Charger).
- Câmera de estacionamento (Câmera para auxílio em marcha ré).
- Opcionais: Pacote opcional ADAS (R$ 2.839), que inclui assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Tera Outfit The Town Edition (R$ 142.290):
- Série especial baseada na versão High.
- Rodas escurecidas de 17 polegadas.
- Acabamento exclusivo nos bancos, portas e painel.
- Emblema alusivo ao Festival The Town na coluna C.
- Teto e retrovisores pintados na cor Preto Ninja.
- Um ano de conectividade e internet incluídos.
- Será o carro oficial do The Town 2025, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.
Motorização e Desempenho: Versatilidade e Eficiência
O Volkswagen Tera oferece duas opções de motorização, ambas já consagradas na linha Polo, mas adaptadas para as necessidades do SUV. A plataforma do Tera é derivada da mesma do Polo, a MQB-A0, com os mesmos 2,57 m de entre-eixos, compartilhando parte das peças estruturais.
Opções de Motorização:
- Motor 1.0 MPI (aspirado):
- Potência: 84 cv (etanol) / 77 cv (gasolina).
- Torque: 101 Nm / 10,3 kgfm (etanol) / 9,6 kgfm (gasolina).
- Transmissão: Manual de cinco marchas.
- Aceleração (0 a 100 km/h): 13,8 segundos (etanol) / 14,3 segundos (gasolina).
- Velocidade Máxima: 162 km/h.
- Esta versão é considerada pela coluna do Sergio Quintanilha como “fraca” em termos de potência para o mercado atual, comparando-a a modelos mais antigos e ao Fiat Pulse com motor 1.3.
- Motor 1.0 170 TSI (turbo):
- Potência: 116 cv (etanol) / 109 cv (gasolina).
- Torque: 165 Nm / 16,8 kgfm (etanol/gasolina).
- Transmissão:
- Manual de cinco marchas (na versão Tera TSI MT).
- Automática de seis velocidades (nas versões Comfort e High).
- Aceleração (0 a 100 km/h):
- Com câmbio manual: 10,1 segundos (etanol) / 10,2 segundos (gasolina).
- Com câmbio automático: 11,7 segundos (etanol) / 11,8 segundos (gasolina).
- Velocidade Máxima:
- Com câmbio manual: 187 km/h.
- Com câmbio automático: 184 km/h.
Consumo de Combustível (km/l):
Apesar de utilizar os mesmos conjuntos mecânicos do Polo, o consumo do Tera pode ser ligeiramente diferente devido à suspensão mais elevada e ao peso um pouco maior.
Versão | Combustível | Cidade (km/l) | Estrada (km/l) |
---|---|---|---|
Tera MPI | Etanol | 9,1 | 10,2 |
Gasolina | 13,2 | 14,7 | |
Tera TSI MT | Etanol | 9,0 | 10,3 |
Gasolina | 12,9 | 15,0 | |
Tera Comfort/High TSI AT | Etanol | 8,6 | 10,3 |
Gasolina | 12,2 | 14,5 |
A versão Tera TSI MT é a que oferece a maior autonomia, chegando a 735 km com o tanque de 49 litros cheio e utilizando gasolina.
Comparativo de Consumo e Desempenho com o VW Polo:
As fontes indicam que o Volkswagen Polo, com mecânica equivalente, apresenta um desempenho e consumo ligeiramente melhores que o Tera, provavelmente devido à suspensão mais elevada e ao peso ligeiramente maior do SUV.
Modelo | Combustível | Cidade (km/l) | Estrada (km/l) | 0-100 km/h (s) |
---|---|---|---|---|
VW Tera 1.0 MPI | Etanol | 9,1 | 10,2 | 13,8 (E) |
Gasolina | 13,2 | 14,7 | 14,3 (G) | |
VW Polo 1.0 MPI | Etanol | 9,3 | 10,9 | 13,5 |
Gasolina | 13,5 | 15,7 | ||
VW Tera 1.0 TSI MT | Etanol | 9,0 | 10,3 | 10,1 (E) |
Gasolina | 12,9 | 15,0 | 10,2 (G) | |
VW Polo 1.0 TSI manual (fora de linha) | Etanol | 9,6 | 11,4 | 10,1 |
Gasolina | 13,9 | 16,3 | ||
VW Tera 1.0 TSI AT | Etanol | 8,6 | 10,3 | 11,7 (E) |
Gasolina | 12,2 | 14,5 | 11,8 (G) | |
VW Polo Highline 1.0 TSI AT | Etanol | 9,0 | 11,1 | 10,5 |
Gasolina | 13,1 | 16,1 |
Tecnologia e Conectividade: Um SUV para a Nova Era
O Volkswagen Tera é projetado para oferecer uma experiência de condução moderna e conectada, integrando diversas tecnologias avançadas.
Destaques Tecnológicos:
- VW Play Connect de 10,1 polegadas: Esta central multimídia flutuante é um dos destaques do interior do Tera. Ela oferece acesso a tudo o que o motorista precisa, como temperatura do ar-condicionado, status do veículo e playlists favoritas. Permite sincronização com smartphones, proporcionando uma nova experiência de entretenimento e conectividade.
- Painel Digital (Digital Cockpit): O Tera oferece duas opções de painel de instrumentos digital. As versões mais básicas contam com um painel digital de 8 polegadas. As versões Comfort e High trazem um painel digital de 10,25 polegadas, que permite ao motorista personalizar as informações exibidas, como velocidade, consumo e rotação.
- Carro Conectado (App Meu VW 2.0): O Tera integra-se ao aplicativo Meu VW 2.0, oferecendo controle remoto e informações sobre o veículo na palma da mão do usuário. Funções incluem verificar se portas e janelas estão trancadas, acompanhar a localização do veículo, e receber alertas e relatórios da “saúde” do carro.
- Carregador de Celular por Indução (Wireless Charger): Presente nas versões mais equipadas (High), permite carregar smartphones compatíveis sem a necessidade de cabos, apenas posicionando o aparelho sobre a base.
- Iluminação Ambiente (Ambient Light): Disponível em LED nas versões superiores, transforma a experiência de viagem, tornando o ambiente mais elegante e garantindo visibilidade confortável para comandos e objetos à noite.
- Sistema Kessy: Permite abrir o veículo e acionar o motor ao toque de um botão, sem a necessidade de tirar a chave do bolso, oferecendo mais praticidade.
- Climatronic Touch: Ar-condicionado digital inteligente que faz ajustes automáticos para manter o ambiente agradável para todos os ocupantes.
- Easter Eggs: O Tera é o primeiro veículo produzido na América do Sul a contar com “Easter Eggs” (ícones gráficos) localizados em pontos estratégicos do carro, reforçando a modernidade do design e criando uma conexão especial com o usuário.
Segurança Avançada: Proteção para Todos os Ocupantes
A segurança é uma prioridade no desenvolvimento do Volkswagen Tera, que oferece um conjunto abrangente de itens de segurança ativa e passiva.
Itens de Segurança Padrão e Opcionais:
- Seis Airbags: Todas as versões do Tera vêm equipadas com seis airbags estrategicamente posicionados: dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina, proporcionando maior proteção em diferentes tipos de colisão.
- Controles Eletrônicos de Estabilidade (ESC) e Tração (ASR): Essenciais para manter o veículo na trajetória e evitar derrapagens, além do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).
- Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com Detecção de Pedestres: Um destaque do Tera, sendo um item inédito no segmento entre SUVs compactos manuais. O sistema ajuda a evitar acidentes no dia a dia ao detectar riscos de colisão e acionar os freios automaticamente.
- Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (“Post Collision Brake”): Após o primeiro impacto de uma colisão, o sistema é acionado para minimizar a instabilidade e a velocidade do veículo, evitando novas colisões.
- Detector de Fadiga do Motorista: Reconhece quando o motorista está cansado e emite sinais de alerta para chamar a atenção, promovendo viagens mais seguras.
- Sistema de Controle da Perda de Pressão dos Pneus: Alerta o motorista sobre a pressão inadequada dos pneus, contribuindo para a segurança e a economia de combustível.
- Assistente para Partida em Subidas (HHC – Hill Hold Control): Ajuda o motorista a sair em aclives sem que o veículo recue.
- Pacote ADAS (Opcional na versão High): Amplia ainda mais a segurança ativa e passiva do veículo, incluindo:
- Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): Sensores inteligentes monitoram as faixas da via e emitem alertas se o veículo sair delas, podendo até corrigir a direção para manter o Tera no caminho seguro.
- Sensor de Ponto Cego: Monitora as laterais do veículo e aciona um alerta visual nos espelhos retrovisores externos se detectar um veículo no ponto cego, prevenindo trocas de faixa perigosas.
- Assistente Traseiro de Saída de Vaga: Monitora a presença de veículos, pedestres e obstáculos ao sair de uma vaga de ré, emitindo alertas sonoros e visuais e podendo acionar a frenagem automaticamente em caso de risco de colisão.
- Controle Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC): Já um item de série nas versões Comfort e High, este sistema inteligente detecta os veículos à frente do Tera e ajusta a velocidade automaticamente, mantendo uma distância segura.
Produção e Mercado: Do Brasil para o Mundo
O Volkswagen Tera tem uma forte ligação com o Brasil, sendo desenvolvido e produzido em Taubaté, São Paulo. A fábrica de Taubaté iniciou a produção do Tera em abril de 2025, com a produção em pré-série acontecendo há cerca de um ano antes, em março de 2025.
A produção em pré-série do Tera foi um processo de grande sigilo e rigor. O veículo não teve “mulas” (veículos experimentais baseados em outros carros) para testes iniciais, pois nasceu da mesma variante da plataforma MQB-A0 já usada pelo Polo e Nivus. Embora compartilhe peças estruturais, nenhuma peça da carroceria do Tera é compartilhada com outros VW nacionais.
O processo de manufatura envolveu:
- Modelo de Manufatura: Há dois anos, o Tera evoluiu do projeto virtual para um modelo de manufatura em escala real, onde “blocos” eram montados em salas isoladas e vigiadas.
- Treinamento: Carrocerias experimentais e protótipos de peças foram usados para estudar e aperfeiçoar a sequência de montagem, o casamento das peças e a tolerância entre elas, além de treinar os trabalhadores.
- Adaptações na Fábrica: A área de prensas recebeu moldes exclusivos para as peças do Tera (identificadas como “VW246”), e a área de pintura precisou se adaptar às curvas do SUV, utilizando técnicas usadas na pintura dos elétricos da família ID. na Alemanha.
- Sigilo e Qualidade: Durante a produção em pré-série, o sigilo era tão grande que os veículos eram acompanhados por seguranças e cobertos por capas para ocultar seu design. Câmeras identificavam a colocação de componentes, e técnicos estatísticos avaliavam diferenças entre os carros. Os carros pré-série passavam por uma sala de auditoria, onde especialistas de qualidade analisavam dezenas de aspectos, marcando o que estava aprovado (verde) e o que não estava em conformidade (vermelho).
Cerca de 210 unidades do Tera foram fabricadas em pré-série. Essas unidades eram destinadas a testes internos, avaliações da empresa, envio para a matriz na Alemanha e até para a África do Sul. Algumas unidades eram usadas para testes de colisão e homologações, enquanto outras eram submetidas a testes de rodagem com camuflagem zebrada. A maioria dos carros pré-série nunca saem da fábrica, podendo virar carros de serviço ou serem destruídos, mas alguns com nível qualitativo do produto final podem ser vendidos.
Expansão Internacional: Um Carro Global
O Tera não é apenas para o mercado brasileiro; ele foi concebido como um carro global. Inicialmente, será vendido no Brasil e, em seguida, exportado para mais de 20 países na América Latina e na África. Mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México estão entre os destinos na América Latina. Em 2027, o Tera também chegará à África do Sul, onde será produzido localmente, junto com o Polo, mas com outro nome. Essa estratégia visa ampliar a linha global de SUVs da Volkswagen do Brasil.
Lançamento e Disponibilidade
O Volkswagen Tera fez sua primeira aparição pública sem camuflagem durante o Carnaval no Rio de Janeiro, em março de 2025, em uma “avant-première” inédita no setor automotivo. O lançamento oficial completo ocorreu no dia 25 de maio de 2025, durante o evento musical C6 Fest, do qual a Volkswagen é patrocinadora e o Tera é o carro oficial.
A estreia do modelo nas concessionárias está programada para a semana seguinte ao lançamento, entre os dias 5 e 6 de junho de 2025. Algumas concessionárias já se prepararam para a chegada do novo SUV, divulgando convites para eventos nessas datas.
Concorrência e Desafios no Mercado
Apesar do design impactante, do preço agressivo e do foco em conectividade e segurança, o Volkswagen Tera enfrenta uma “missão impossível” no mercado altamente competitivo. A coluna de Sergio Quintanilha destaca a concorrência feroz e a mudança nos desejos dos consumidores, que não são tão fiéis às marcas como antigamente.
Um dos pontos levantados como desafio é o motor 1.0 MPI aspirado de 84/77 cv, que é considerado “fraco” em comparação com os padrões atuais e com concorrentes diretos. A aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos é apontada como “sofrível”. Essa performance pode ser um ponto de atenção em um mercado onde muitos consumidores valorizam a potência, especialmente em comparação com modelos eletrificados ou concorrentes como o Fiat Pulse 1.3, que é mais rápido.
No entanto, a Volkswagen aposta em novos paradigmas, onde a conectividade e a tecnologia (como a IA Otto) podem ter mais valor do que a potência em muitos casos. O preço de R$ 99.990 para o Tera de entrada é um atrativo considerável, mas a falta de crédito, as altas taxas de juros e o endividamento dos consumidores são fatores macroeconômicos que dificultam o cenário para a venda de automóveis no Brasil.
Ainda assim, o Tera tem potencial para ser um “carro de volume” e, se conseguir “pegar” no mercado, pode gerar um “efeito manada” que arraste muitos consumidores, como já aconteceu com modelos anteriores da marca. O tempo dirá se o Volkswagen Tera conseguirá cumprir sua ambiciosa missão de se tornar um novo Gol ou Fusca.
O Volkswagen Tera: Um Novo Marco
O Volkswagen Tera representa um marco significativo para a Volkswagen no Brasil. Ele não é apenas um novo SUV no portfólio da marca, mas uma declaração de intenções da Volkswagen para o futuro do mercado automotivo brasileiro e internacional. Ao combinar um design arrojado e moderno, tecnologias de ponta, incluindo a inédita inteligência artificial Otto, um pacote de segurança abrangente e um preço competitivo, o Tera se posiciona como uma opção atraente e relevante para os consumidores que buscam inovação, estilo e praticidade.
A produção nacional em Taubaté e o plano de exportação para mais de 20 países da América Latina e África reforçam a importância estratégica do Tera para a Volkswagen globalmente. Apesar dos desafios de um mercado volátil e de uma concorrência acirrada, a Volkswagen investe pesadamente no Tera como um carro capaz de redefinir o segmento de SUVs de entrada e, quem sabe, escrever um novo capítulo de sucesso na rica história da marca no Brasil.