Xiaomi EV Busca Lucratividade em 2025 com Forte Desempenho

A divisão de veículos elétricos (EV) da Xiaomi, com apenas um ano de existência, espera alcançar a lucratividade ainda em 2025. A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, Lei Jun, durante um evento recente para investidores e confirmada por um porta-voz da Xiaomi.
Desempenho Sólido e Crescimento Contínuo
A Xiaomi EV tem demonstrado um desempenho robusto de forma consistente. Em maio, a unidade entregou mais de 28.000 veículos, preparando-se para lançar um novo modelo. Este é o oitavo mês consecutivo em que a Xiaomi EV ultrapassa a marca de 20.000 entregas mensais. Em abril, o número de entregas também foi superior a 28.000 unidades.

No primeiro trimestre de 2025, a receita dos veículos elétricos inteligentes (EVs), inteligência artificial e outras novas iniciativas alcançou 18,6 bilhões de yuans. Desse montante, 18,1 bilhões de yuans foram provenientes dos EVs, com 75.869 unidades da série Xiaomi SU7 entregues. A margem de lucro bruto para esses negócios foi de 23,2%, embora a empresa tenha registrado um prejuízo operacional de 500 milhões de yuans.
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Expansão e Novos Modelos
A Xiaomi está expandindo sua linha de produtos e tem planos ambiciosos para o futuro. Em 22 de maio de 2025, a Xiaomi EV apresentou oficialmente seu primeiro modelo de SUV, o YU7, posicionado como um SUV de luxo de alto desempenho. O lançamento do YU7 está previsto para julho, e a empresa espera que ele atraia um público ainda maior do que o SU7.
A empresa também está investindo em capacidade de produção. Uma nova fábrica em Yizhuang, Pequim, com capacidade anual de 300 mil veículos, deverá estar totalmente operacional em junho de 2025.
Desafios e Perspectivas
Apesar do crescimento e das expectativas de lucratividade, a Xiaomi enfrenta desafios. Recentemente, as vendas dos carros elétricos da Xiaomi apresentaram um declínio, com o total de unidades vendidas dos modelos SU7 e SU7 Ultra caindo de 7.200 para 5.200 entre a 16ª e a 19ª semanas de 2025. O fundador da empresa, Lei Jun, descreveu este período como “o mais difícil desde a criação do departamento automóvel”.
Problemas como críticas ao capô em fibra de carbono do modelo SU7 Ultra e uma atualização OTA que reduziu a potência máxima do veículo também contribuíram para preocupações entre os consumidores.
Analistas da Jefferies elevaram a meta de preço das ações da Xiaomi para 73 HKD, indicando um potencial de valorização de 43%. A Macquarie acredita que a Xiaomi se beneficiará da crescente demanda por veículos elétricos e da mudança no comportamento do consumidor na China.
Estratégia de Crescimento
A Xiaomi tem como objetivo estar entre as cinco maiores fabricantes de veículos elétricos nos próximos 15 a 20 anos. A empresa está focada no crescimento e em aumentar a escala de produção para alcançar a rentabilidade. A estratégia de “produto heroico” da Xiaomi, focando em veículos de alta qualidade e ricos em funcionalidades, é vista como chave para o sucesso.
Apesar de um prejuízo líquido relacionado à operação automotiva de 500 milhões de yuans no primeiro trimestre de 2025, a Xiaomi está otimista em relação ao futuro. Com o lançamento de novos modelos, o aumento da capacidade de produção e a crescente demanda por veículos elétricos, a empresa espera alcançar a lucratividade em breve.
A Xiaomi elevou sua meta de entregas de veículos elétricos para 350 mil unidades em 2025, demonstrando sua confiança no mercado de EVs e sua capacidade de competir com gigantes como Tesla e BYD.