Xiaomi revela detalhes de seu primeiro carro elétrico e quer competir com Tesla e Porsche
A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi apresentou nesta quinta-feira (28/12/2023) detalhes de seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi SU7 (com versão SU7 Max). O modelo chegará ao mercado chinês em 2024 para concorrer com o Taycan da Porsche e o Model S da Tesla.
Xiaomi investe pesado no setor automotivo
De acordo com Lei Jun, fundador da Xiaomi, aproximadamente US$ 1,4 bilhão foram investidos no desenvolvimento do veículo elétrico. Com a entrada no setor automotivo, a empresa pretende se tornar uma das cinco maiores montadoras do mundo nos próximos 15 a 20 anos.
“Trabalhando duro nos próximos anos, nos tornaremos um dos cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo, esforçando-nos para impulsionar a indústria automotiva chinesa”, afirmou Lei Jun durante o evento de apresentação do carro elétrico.
SU7 Max apresenta especificações técnicas superiores
O novo carro elétrico da Xiaomi possui características técnicas superiores aos modelos da Porsche e da Tesla.
De acordo com a empresa, o SU7 Max acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,78 segundos e sua bateria proporciona autonomia de 800 km no padrão de medição chinês. Já a versão SU7 tem autonomia de 668 km.
Dentro do carro, há muita tecnologia Xiaomi. O painel apresenta uma tela central de 16,1 polegadas com resolução 3K. Tablets opcionais podem ser instalados atrás dos bancos dianteiros.
Preço ainda não definido
O preço do Xiaomi SU7 ainda não foi definido, mas o presidente da empresa indicou que não será barato. Por enquanto, também não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.
Montadoras chinesas desembarcam no Brasil em 2024
Enquanto o carro elétrico da Xiaomi não tem data para chegar ao Brasil, a montadora chinesa Omocha (lê-se omôda) desembarcará no país no segundo trimestre de 2024.
O modelo escolhido para a estreia no mercado brasileiro foi o Omocha 5 na versão totalmente elétrica. Em seguida, chegarão opções híbridas do mesmo modelo.
A marca irmã Jaecoo (lê-se djeico) também desembarcará por aqui, provavelmente com o modelo J7, ainda em fase de definição.
Estratégia de vendas
A equipe no Brasil está em processo de contratações para iniciar as operações em São Paulo. A estratégia é ter cerca de 40 concessionárias pelo país vendendo modelos tanto da Omocha quanto da Jaecoo.