Elon Musk anuncia Baby Grok, IA para crianças com filtro parental

Elon Musk anunciou o desenvolvimento do Baby Grok, uma versão infantil do seu chatbot de Inteligência Artificial (IA) Grok, desenvolvido pela xAI. O anúncio foi feito no X (antigo Twitter). Segundo Musk, o aplicativo será dedicado a conteúdo amigável para crianças e terá gerenciamento parental.
O que é o Baby Grok?
O Baby Grok será uma versão simplificada do sistema, com foco em experiências educativas e seguras para crianças. A expectativa é que a inteligência artificial seja voltada para fins educativos e criativos, a exemplo do que o Google implementou na versão do Gemini para menores.
Musk não detalhou quais temas serão abordados na nova versão. A xAI ainda não divulgou uma data oficial de lançamento, mas Musk afirmou que o projeto está em desenvolvimento ativo.
Veja também:
Por que uma IA para crianças?
A decisão de Elon Musk de investir em uma IA para crianças está alinhada com uma tendência crescente no setor: o desenvolvimento de assistentes personalizados para públicos vulneráveis, como idosos e menores de idade. O diferencial está na adaptação da linguagem, nos filtros de dados e na curadoria de conteúdo.
Musk deseja que o Baby Grok se torne uma referência entre os pais preocupados com os impactos da inteligência artificial na infância. Ele reforçou que o app terá um ambiente “absolutamente seguro e sem propaganda”, mas não deu detalhes sobre se será gratuito ou pago.
Críticas e preocupações
O anúncio do Baby Grok gerou críticas e debates entre usuários na rede social, que em maior parte não aprovam o lançamento do app. Dentre os comentários, boa parte expõe ser uma “má ideia” e que os pequenos deveriam “brincar e sonhar, não consumir IA”.
O anúncio do Baby Grok chega em um momento não tão favorável para Musk e sua IA, que realizou apologias ao nazismo recentemente. A versão original do Grok foi criticada por emitir mensagens antissemitas, respostas ofensivas e avatares com conteúdo sexualizado.
As diretrizes atuais da xAI indicam que o Grok não é direcionado para menores de 13 anos. Para usuários entre 13 e 17 anos, o uso depende da autorização de pais ou responsáveis. A empresa reconhece que os recursos disponíveis podem resultar em respostas inadequadas para todas as idades, especialmente porque o chatbot pode empregar linguagem sugestiva quando configurado pelos usuários.
Riscos da IA para crianças
O uso da IA por crianças também levanta preocupações sobre isolamento social, dificuldades no desenvolvimento de habilidades sociais, dependência tecnológica, riscos à privacidade e segurança, vício em tecnologia e padronização irrealista.
A exposição constante a personagens e a situações idealizadas por algoritmos pode criar expectativas irrealistas nas crianças sobre a vida, o corpo, a postura e os relacionamentos, afetando as suas autoimagem e autoestima.
Benefícios da IA para crianças
A IA pode ser usada para adaptar aulas e experiências de aprendizagem às necessidades individuais de crianças e adolescentes. A IA pode ajudar as crianças a melhorarem as suas competências linguísticas e até a aprenderem novas línguas. A IA pode promover a criatividade.
A acessibilidade proporcionada pela IA também possibilita o uso de assistentes virtuais, softwares de leitura de texto e outras ferramentas que ampliam a inclusão na Educação de crianças com deficiência.
O uso consciente e crítico da tecnologia é essencial para mitigar estes riscos.